terça-feira, 27 de março de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA

CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA COM Pe. ADELINO

LIVRES PELA PALAVRA
TEMAS PARA ESTUDOS

a) Criação, Oração, liberdade, homem, desobediência, Pecado, promessa, aliança, decálogo, salvação, anúncio, Pai, Jesus, família, vida, testemunho, sinal, Fé, Igreja, reconciliação, Fraternidade, bondade, misericórdia, justiça, igualdade, paz, Reino, esperança, encontros, chamado, imagens, idolatria, revelação, envio, pecado, aliança, bênção, maldição, dízimo, poder de Deus,missão,livros apócrifos...
b) Num segundo período do curso estudaremos a Bíblia a partir dos livros nas suas respectivas divisões b1)Pentateuco,b2Livros históricos,b3Livros poéticos sapienciais,b4Livros proféticos,b5Evangelho de Mateus,b6Evangelhos de Marcos,b7Evangelho de Lucas,b8Evangelho de João,b9Atos dos Apóstolos, b10As cartas de Paulo,b11Epístolas católicas,b12Apocalípse de João



ÍNDICE GERAL
EXPLICAÇOES GERAIS 01
O ENCONTRO 02
O CHAMADO 03
A C R I A Ç Ã O 04
QUEM É O NOSSO DEUS? 05
LIVROS APÓCRIFOS 06
A BÍBLIA, SEUS LIVROS E SUAS ABREVIAÇÕES 07



C U R S O B Í B L I C O

EXPLICAÇOES GERAIS

PRIMEIRO ENCONTRO TEXTO 01

1) Apresentação. 2) Quais as expectativas do participante ?3) Por que o UNIVERSO na sua totalidade infinita e perfeita de galáxias, constelações, planetas, totalmente positivo, dinâmico, metamorfoseador, ascendente, ilimitado, regido por normas absolutamente justas, abriga um ser tão imperfeito, vulnerável e ao mesmo tempo tão inteligente como o ser humano? 4)
Dilema humano: nascer, viver e morrer. 5) Qual é o sentido da existência da vida humana? 6) De onde veio este ser tão específico? 7) Veio fazer o que neste planeta terra? 8) O que resta do ser humano depois da morte? 9) Se resta do ser humano depois da morte, para onde vai? 10) O ser humano originado do bem por que mal? 11) Por que o homem é seguramente inseguro? 12) Por que a este homem inseguro lhe é atribuída à participação existencial, material, na perfeição e na segurança cósmica do universo? HOMEM ?13) O que é o curso: é um estudo da Bíblia que deverá ocorrer uma vez por semana. 14) Onde vai ser: será realizado no salão paroquial. 15) Quando: das 19 às 21 horas.
TEMAS A SEREM ESTUDADOS
A Criação, Oração, liberdade, homem, desobediência, Pecado, promessa, aliança, decálogo, salvação, anúncio, Pai, Jesus, família, vida, testemunho, sinal, Fé, Igreja, reconciliação, Fraternidade, bondade, misericórdia, justiça, igualdade, paz, Reino, esperança, encontros, chamado, imagens, idolatria, revelação, envio, pecado, aliança, bênção, maldição, dízimo, missão... Objetivo do curso: ajudar o povo a conhecer, acolher e praticar o anúncio da palavra de Deus. 2) Quem deve participar: coordenadores de grupos, pastorais, movimentos e demais pessoas. 3) Coordenador: E.Adelino. 4) Quem custeia: os participantes. 5)Quais os custos: Bíblias, apostilas, cópias, água, fundamentação extra, filmes, data show, sorteios... 6) Apostila didática de apoio: SÍNTESE DE APOIO PARA ESTUDOS BÍBLICOS. 7) OBSERVAÇÃO 01: é de fundamentação importância à freqüência do (a) participante. 8) O (a) participante do curso, como o seu testemunho e compromisso de fé, deve criar a sua célula de estudos bíblicos com a sua família, visinhos, amigos, grupo, pastoral,movimento... 9) Dos estudos feitos, a sua célula deve fazer um trabalho dizendo o que aprendeu e trazer este trabalho para concorrer o sorteio de uma Bíblia Jerusalém no último encontro de cada mês no salão paroquial. 10) OBSERVAÇÃO 02: a forma como o nosso curso deve transcorrer durante os nossos encontros, depende exclusivamente de nós mesmos. Por isso convém preparar o nosso espírito de participação com alegria para cada encontro, com esperança na busca do abastecimento espiritual, com abertura na partilha das experiências pessoais e comunitárias. Através da Bíblia nós devemos nos unir, jamais desunir, devemos encontrar conhecimentos, revelação da palavra de Deus que nos fortaleça, jamais curiosidades fundamentalistas no sentido de causar polêmicas e aumentar radicalismos pessoais. Contudo, os assuntos que permeiam o nosso dia-a-dia, devem ser refletidos a luz da palavra de Deus.

CONTEUDO DO PRIMEIRO ENCONTRO

O ENCONTRO TEXTO 02

1) No encontro de Moisés com Javé na sarça ardente, Moisés é chamado a atenção. É chamado a tomar cuidado, se preparar... Ex 3,1-5. Assim com o Senhor Deus diz a Moisés (como preparação) que ele tire as sandálias porque ali é lugar santo, qual é a lição para nós deste ato de Paulo? Qual é o lugar santo em nossas vidas? 2) Como se comportaria a esta apresentação de Jesus: sou eu mulher! Jô 4,25. 28-30. 3) Na sua vida já aconteceu alguma vez algo parecido com Paulo? Você já vivenciou em algum momento algo parecido com este acontecimento de Paulo a caminho de Damasco? Você já se preparou para agir de uma forma e foi conduzido a agir diferente? – Por que ? At 9,1-19 4) Qual é a lição que você tira deste texto no encontro de Jesus com Zaqueu, Lc 19,2-10? 5) Qual é o ensinamento para nós hoje deste texto: encontro de Jesus com Nicodemos E 3,15 ? 6) Do encontro do anjo de Deus com Maria qual é a lição que fica para nós Lc1, 26-38? 7) Na sua condição de membro da Igreja, há alguma ligação entre o ato de Cireneu que ajuda Jesus a carregar a cruz e nós hoje Lc 23,26 ? 8) Qual a mensagem para nós hoje deste texto de cura de um aleijado na oração de Pedro At 3,1-6 ? 9) Como se aplicar em nossas vidas este texto da oração de Jesus ao Pai na ressurreição de Lázaro E 11,41-44?


Site: www.adelinocompositor.com.br
E_mail: adelinomusical@hotmail.com

CONTEÚDO DO SEGUNDO ENCONTRO

O CHAMADO TEXTO 03

1) Deus nos chama pelo nome como chamou Moisés na sarça ardente: Moisés... Moisés... Ex 3,4-5... “eu sou o Deus de teus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”... o seu chamado é insistente,profundo,pois toca no íntimo daquele que Ele chama: Samuel !!! Samuel!!! 1 Sm 3,1-13. O chamado de Deus é escolha e a escolha de Deus é para um serviço, uma missão. Vai aos recantos mais remotos, encoraja, fortalece, ajuda, assegura a vitória aquele que o escuta e obedece: Is 41,9-15. O chamado de Deus é uma ordem e a ordem de Deus não deve ser ignorada, desobedecida, pois Ele corrige o que não lhe escuta. Is 65,12-16.

2) O Deus que nos chama é o mesmo Deus que nos conhece: “antes mesmo de te formar no ventre materno, eu te conheci” jr 1,5... sonda... conhece o sentar, penetra no pensamento, examina o deitar, o levantar... conhece a palavra antes de ser pronunciada... envolve por trás, pela frente, protege com a sua própria mão... ultrapassa os limites do conhecimento humano... sobe aos céus, desce ao Xeol, ao fundo do mar, a mais alta montanha... tanto a noite como o dia iluminam... Sl 138,1ss. ”É o Deus da segurança: não temas diante deles, porque eu estou contigo para te salvar Jr 1,8”... eu mesmo irei e te darei descanso” : Ex 33,14.

3) A presença de Deus faz fumegar e tremer a própria montanha Ex 19,18-19. Esta mesma presença pelas dores, as tristezas e as alegrias faz tremer a nossa vida para que percebamos que ele é o Senhor Ex 6,7. No deserto de nossas vidas ele nos prova e nos assegura como fez com o povo no deserto... Ex 15,26

4) No Novo Testamento o chamado de Deus é através de Jesus: Jesus chama os primeiros discípulos a fazerem parte do seu grupo e do seu projeto de salvação: chama Pedro e seu irmão André, Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. MT 4,18-22. Deus continua chamando cada um de nós... individualmente, na família, na pastoral, no grupo... o chamado se estende a todos, mas poucos são os escolhidos Mt 22,14. O Senhor chama como amigos, Jo 15, 15, chama pelo nome, pois são suas ovelhas que escutam a sua voz, a voz do pastor Jo 10,3.

5) No sermão da montanha, os que promovem a paz são chamados de filhos de Deus, Mt 5, 9, pois são eles que guardam os mandamentos de Javé, 1Rs 2,3. O Deus do chamado é o mesmo Deus que não faz distinção, mas tem a sua predileção pelos pecadores: ”não vim chamar justos, mas pecadores” MT 9,13.

6) Reflexão: a) Por que será que Deus nos permite existir? b) A imaginação, chamada pelos psicólogos como a louca da casa, como você tem usado? Para pensar coisas boas ou coisas ruins? A leitura bíblica, não é para nos tornar decoradores da Bíblia, fundamentalistas, reducionistas, sectários, briguentos... é para nos libertar, fortalecer a nossa espiritualidade, abrir e ampliar a nossa mentalidade, facilitar a nossa convivência (do nosso próprio eu emocional) familiar e comunitária... ninguém é dono da verdade mas todos somos chamados a conhecê-la pela palavra de Deus que nos é revelada. Ser libertos pela palavra é ter a capacidade de ver sempre o lado bom, bonito, motivador, esperançoso, alegre, corajoso, no semelhante, na família, na comunidade, na natureza e no mundo. A Bíblia não está só nas páginas do papel, está em tudo que é bom e o que é bom é positivo... está em nossas mentes sadias, sinceras, comprometidas... está em nossa capacidade de aceitar o outro, a outra, na sua diferença de ser gente... nós somos chamados a existir, a ser irmãos e irmãs... somos chamados a obedecer a Deus...

7) Deus chamou Abraão Gn 12,1-9, Moisés Ex 3,1-15,Samuel 1Sn3,1-21,Isaias Is 6,1-10,Jeremias Jr 4,4-10,Jonas Jn 3,1-5.10, Maria Lc 1,26-38,Pedro Jô 21,15-19, André, Simão, Tiago, João Mc 1,16-20, Paulo At 9,3-22, você e eu. Conforme estas citações bíblicas, o que essas pessoas fizeram com o chamado de Deus? Você se sente chamado(a) ? Chamado(a) a que ? Como você se sente chamado(a)? Onde você se sente chamado(a)?


CONTEÚDO DO TERCEIRO ENCONTRO

A C R I A Ç Ã O TEXTO 04

1) A ciência afirma que o universo surgiu de uma grande explosão chamada big bem. Esta explosão foi tão grande que suas partículas transformaram-se em corpos que queimam e iluminam o universo onde a sua luz alcança,exemplo o sol. Mas quem teria causado esta explosão ? Com certeza uma força maior do que a própria explosão ! Mas que força foi essa ? A teoria do big bem merece uma reflexão porque ela mesma não sabe e pode explicar o princípio...

2) A Bíblia no Gênesis narra a criação assim:a) no princípio Deus criou o céu e a terra,isto é,quando nada existia Ele fez existir com a força do seu poder Gn 1,1... b) a terra estava vazia, deserta,repleta do nada e as trevas cobriam um abismo. Um vento de Deus pairava sobre as águas Gn 1,2...c) nesta realidade de trevas Deus criou a luz e separou a luz das trevas. Deus chamou a luz de dia e as trevas noite. Houve uma tarde e uma manhã- primeiro dia. Primeira noção de tempo Gn 1,3-5. d) Deus criou o firmamento e separou as águas das águas.Deus chamou o firmamento de céu. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. Gn1,8. e) Deus criou a terra com a reunião, a junção das águas numa só massa...que apareça o continente e Deus chamou o continente de terra e a massa das águas de mares. Deus disse que a terra verdeje verduras: árvore frutíferas, houve uma tarde e uma manhã: terceiro Gn 1,9-13. f) Deus fez luzeiro no firmamento, que são sinais,estrelas...quarto dia Gn 1,14-19. g) Deus criou todos os seres vivos... Deus abençoou e mandou multiplicar: multiplicai-vos enchei as águas dos mares,que as aves se multipliquem sobre a terra,quinto dia Gn 1,20-23 h) Deus fez seres segundo a sua espécie e disse: que a terra produza seres vivos segundo a sua espécie..Deus viu que isso era bom e disse: façamos o homem a nossa imagem como a nossa semelhança e que eles dominem os peixes do mar, as aves do céu,os animais domésticos, todos os seres e todos os repteis que se arrastam sobre a terra. Deus dispôs todos os seres vivos para alimentação do homem: sexto dia Gn 1,24-31. i) No sétimo dia,depois de toda obra que fizera Deus descansou Gn 2,1. j) Deus santificou o sábado Ex 20,11. O sábado só será imposto ao Sinai onde se tornará sinal de aliança Ex 31,12-17 ? Por que Jesus atua no sábado? Primeiro: Jesus é confirmado pelo pai: “este é o meu filho amado; ouvi-o” Mc 9,7,MT 3,17. é preciso ouvir o que Jesus tem a dizer”:”toda a autoridade sobre o céu e sobre a terra me foi entregue “MT 28,18.”Não penseis que vim revogar a lei e os profetas .Não vim revogá-los,mas,dar-lhes pleno cumprimento”MT 5,17. Jesus é o filho de Deus,Senhor do sábado MT 12,1-9,Mc 2,27-28,Lc 6,5. convém lembrar que é o novo testamento que confirma o Antigo não é o Antigo que confirma o Novo.


CONTEÚDO DO QUARTO ENCONTRO

QUEM É O NOSSO DEUS ? TEXTO 05
1-) O nosso Deus quando envia Moisés ao Faraó apresenta-se como o Deus do poder:”foi precisamente por isso que te conservei de pé,para fazer-te ver o meu poder e para que o meu nome seja proclamado em toda terra”Ex 9,16. Procuremos conhecer a sua força,suas maravilhas e prodígios 1Cr 16,11-12.”Tudo provém de Deus”1Cr29,16,”a grandeza,a força,o esplendor no céu e na terra” 1Cr 29,11-12. 2-) Nós não o atingimos...na sublimidade de seu poder e retidão’Jó 37,23. Ele é aquele a quem devemos invocar no dia da angustia Sl 49,15.’Quem é como tu? Sl 88,9.Conhecedor profundo das nossas intimidades Sl 138,1ss.’Quem conhece a força de tua ira, e temendo-te,conhece o teu furor”? Sl 90,11.Com a força do teu poder todos os teus inimigos se dispersam Sl 92,10.”Procurai a Javé e sua força,buscai sempre a sua face” Sl 104,4. “Quem conhece a força do nosso Deus” ? Sl 89,11. Sl 91,10;92,4;” Nosso Senhor é grande e onipotente e sua inteligência é incalculável” Sl 146,5. 3-) ”Falarão do poder dos teus terrores, e eu cantarei a tua grandeza” Sl 144,6.Neste Deus “o homem sábio é cheio de força, e o homem de conhecimento confirma o seu vigor Pr 24,5”. “Com a força das minhas mãos eu o fiz e com a minha sabedoria,pois agi com inteligência” Is 10,13.”Vesti-lo-ei com a tua túnica,cingi-lo-ei com o teu cinto,porei nas suas mãos as suas funções” Is 22,21. 4-) ”Elevai os olhos para o alto e vede:Quem criou estes astros”? Is 40,26. “Vós o vereis e o vosso coração se regozijará” Is 66,14. É este Deus poderoso que escuta a oração do profeta Jeremias Jr 18,21.”Naquele dia suscitarei um novo rebento para a casa de Israel e permitirei que se abra aboca no meio dela e saberão que eu sou javé” Ez 29,21. 5-) Voltai a Javé Ml 3,7. Javé nada deixa impune Na 1,3. É na oração que Jesus nos ensina a nos livrar do mal Mt 6,13. O poder de Deus se revela na palavra de Jesus MT 13,54. Na curiosidade dos Fariseus com a moeda MT 22,21 e dos Saduceus,sobre de quem uma mulher seria esposa na vida eterna,, Jesus respondeu-lhes:”Estais enganados, desconhecendo as escrituras e o poder de Deus” Mt 22,29. O poder infinito de Deus presente na vinda do seu filho Mt 24,29-31.6-) O poder de Jesus cura uma mulher só no toque de sua veste Mc 5,30.Jesus questiona os Saduceus por não conhecerem as escrituras e o poder de Deus Mc 12,24,no dia do julgamento haverá a manifestação poderosa do Filho de Deus Mc 13,25-26,Lc 6,19,Lc 8,46.Jesus dá aos seus discípulos poder de curar Lc 9,1. 7-) Na anunciação a Maria lhe é assegurado o poder de Deus pela presença do Espírito Lc 1,35. 8-) A fama de Jesus por força do seu poder se espalha Lc 4,14.Jesus cura,perdoa pecados e causa inquietação aos escribas e fariseus Lc 5,17. 9-) Jesus ensina que poder é serviço Lc 22,26. Na prisão Jesus fala do poder das trevas Lc 22,53. Jesus promete cumprir a promessa do Pai enviando o Espírito Santo Lc 24,49. 10-) Aos que crêem no seu nome deu poder de se tornar filhos de Deus Jô 1,12. 11-) Recebereis uma força,o Espírito santo At 1,8.At 4,7O poder de Jesus no testemunho de Pedro At 3,12.At 4,33.At 6,8 At 8,19. At 10,38. A palavra do Senhor é poderosa at 19,20. 12-) O Evangelho é força de Deus para salvação de todos Rm 1,16.20;Rm 8,38-39.Rm 9,17. Rm 15,19. 13-) O poder de Deus expressa na loucura da cruz nas palavras de Paulo”com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem,mas para aqueles que se salvam,para nós, é poder de Deus” 1Cor 1,18-19. ‘Para aqueles que são chamados,tanto judeus como gregos,é Cristo,poder de Deus e sabedoria de Deus” 1Cor 1,24. 14-) Para Paulo a sua palavra é poder de Deus 1Cor 2,4-5. “O Reino de Deus não consiste em palavra mas em poder”1Cor 4,20. A sabedoria na semeadura ressuscita corpo espiritual 1Cor15,43. 15-)”Trazemos este tesouro em vasos de argila,para que esse incomparável poder seja de Deus e não de nós”2Cor 4,7. É“pela palavra da verdade,pelo poder de Deus” 2Cor 6,7. Basta a graça de Deus,pois é na fraqueza que a força manifesta todo seu poder. 2Cor 12,9. 16-) Ef 1,19-21.”Aquele,cujo poder,agindo em nós,é capaz de fazer muito além,infinitamente além de tudo que nós podemos pedir ou conceber”Ef 3,20.Fl 3,10. Para Paulo o poder de Deus está em todos independente de raça ou língua Cl 3,11. Cl 2,12.1Ts 1,5 17-) Deus não nos deu um espírito de medo 2Tm 1,7.2 tm 3,5. É Deus quem sustenta o universo com o poder de sua palavra Hb 1,3. o poder de Deus supera o poder de diabo Hb 2,14.Os iluminados experimentaram a beleza da palavra Hb 6,4-5. Hb 7,16. Jd 1,24. “Tudo posso naquele que me fortalece” Fl 4,13. Hb 7,25. Pedro adverte para termos cuidado na relação com os problemas enfrentados 1pd 4,12. 18-) Jesus é o nosso único mediador Tg 4,12. A palavra de Deus está revelada no livro AP 5,3. O dia do julgamento de Deus AP 6,17.


TOMANDO COMO BASE O COMENTÁRIO DA PESQUISA, PROCURE TIRAR DO TEXTO AS RESPOSTAS PARA AS SEGUINTES PERGUNTAS TEXTO 06

01. Quais são os sete livros da nossa Bíblia que não estão na Bíblia dos protestantes e são por eles considerados apócrifos? 02. Por que os protestantes consideram esses livros como deuterocanônicos, isto é, incorretos? 03. Por que os católicos consideram esses mesmos livros deuterocanônicos, isto é, corretos? 04. O que significa apócrifos? 05. O que significa deuterocanônico? 06. O que significa a Palavra Cânon? 07. Quais são os livros que a Igreja Católica considera apócrifos? E por que ela considera apócrifos? 08. O que fez o Concilio Trento? 09. Como se comportou Lutero? 10. Que motivação a vida Cristã deu no inicio do Cristianismo? 11. Quais os livros rejeitados pela Igreja Católica que estavam no decreto de Gelasiano? 12. Por que a doutrina cristã sentiu a necessidade de unidade na diversidade dos pensamentos da época? 13. Por que foi preciso criar normas obrigatórias para todos que professavam a Fé cristã? 14. Qual foi a proibição do Concilio de Laodicéia? 15. Que ligação existe entre o termo Cânon e a Bíblia? 16. Conforme o texto quem sempre teve autoridade para definir os livros da Bíblia? 17. O que significa saber que os protestantes apareceram bem depois? 18. Quais os critérios adotados pelos Judeus de Jerusalém para considerar que tais livros eram separados? 19. Qual das duas relações foi usada pelos apóstolos? 20. A Bíblia dos protestantes veio da escolha de Lutero o que isso significa?

BÍBLIA – CATÓLICA X PROTESTANTES

LIVROS APOCRIFOS: 6:25 PM, 29/1/2009 O COMENTÁRIO, LINK
Encontra-se na internet uma página com o título: HERESÍAS DOS LIVROS APÓCRIFOS. Assinado por: Paulo Cristiano do, CACP – Centro Apologético Cristão de Pesquisa. No texto citado, existem tantos erros que resolvi dar minha opinião sobre o assunto. LIVROS APÓCRIFOS OU DEUTEROCANÔNICOS? Os livros: TOBIAS, JUDITE, BARUC, ECLESIASTICO, SABEDORIA DE SALOMÃO, MACABEUS I, MCABEUS II, são chamados pelo protestante de APÓCRIFOS. Estes mesmos livros são chamados pelos católicos de: DEUTEROCANÔNICOS. Qual é a diferença? APÓCRIFO significa sem autenticidade ou de autoria duvidosa. Usa-se este termo para dizer que tal obra não tem sua autenticidade comprovada. Por isso, não fazem parte da Bíblia. DEUTEROCANÔNICOS significa dizer que estes livros fazem parte da segunda (deutero) relação. – Os judeus fizeram duas relações dos livros da Bíblia (cânon). Uma em Jerusalém e outra em Alexandria. A Igreja católica, chama de apócrifos todos os livros que não fazem parte da Bíblia definida e aprovada pela Igreja Católica, no Concílio de Trento. Vários livros, foram rejeitados ou aceitos por algumas comunidades ou pessoas ilustres durante um longo período. Lutero, por discordar da Igreja, rejeitou a carta de Tiago, chamando-a de “carta de palha”. A Bíblia católica é o ponto final na discussão sobre quais livros são Palavra de Deus, no sentido de ser norma de vida (Canon) uma vez que, existiam evangelhos cheios de lendas, muitas vezes referentes a outras pessoas, que eram transferidas para Jesus. No início do cristianismo, a vida cristã, motivou muitas pessoas a escreverem sobre Jesus. O “Decreto Gelasiano” contem um elenco de livros do Novo Testamento que foram repudiados pela Igreja Católica. Entre estes, temos: Os atos do apóstolo Tomé, André, Pedro e Filipe. – Evangelho de Matias, Barnabé, Tiago, Pedro, Tomé, Bartolomeu, e tantos outros escritos, perfazendo um total de 60 títulos. (cf. Moraldi L (pg. 21) – Evangelhos Apócrifos – Paulus. 1999. Foi por causa da confusão causada pela enorme quantidade de livros que a Igreja Católica, fez um Concílio (Trento) para definir os livros canônicos = Palavra de Deus, dos que eram produto apenas da piedade de alguns cristãos. “Epícteto, escreveu que, filosofar não é outra coisa senão estabelecer cânones, isto é, regras fundamentais do reto uso da liberdade”. (Diss., 2,11,24). Neste sentido de norma, de juízo reto e regra de vida, o termo Cânon foi desenvolvido na igreja dos primeiros séculos. De fato, desde o princípio da difusão da Doutrina Cristã, sentiu-se, na necessária variedade, a necessidade de unidade. Para isso, eram indispensáveis normas doutrinais e morais unitárias. Aconteceu mais de uma vez e em lugares diferentes: o que até então era considerado certo, isto é, cristão, fosse julgado herético e, portanto, rejeitável. Estabeleceu-se, pois, um Canon que designava as normas fundamentais obrigatórias para todos os que professavam a fé cristã. Na Igreja primitiva o Cânon era a norma com a qual eram julgadas todas as coisas. Canônico significa, na prática, santo, divino, sem erro importante. Foi com esta visão que em 360, no art. 59, o Concílio de Laodicéia, proíbe que sejam lidos na igreja salmos e livros não canônicos. Assim, os livros do Antigo e Novo Testamento da metade do séc. I constituíram um conjunto chamado cânon, termo esse que logo se tornou sinônimo de Bíblia. Ao cânon foram opostos os apócrifos, isto é, os escritos que não foram canonizados pela Igreja. (cf. Moraldi L. (pg 12) – Paulus. 1999. Diante desta realidade, pergunta-se: Quem sempre teve autoridade para definir os livros da Bíblia? A Igreja Católica, pois foi ela que viveu estes momentos. As igrejas protestantes estavam longe de aparecer. Os protestantes chamam de apócrifos os 7 livros que fazem parte da Bíblia católica mas não estão na protestante. Por que existe esta diferença entre as duas Bíblias? Os judeus, ainda hoje, Consideram-se judeus embora tenham nascido ou morem em qualquer terra ou pais. Nos últimos séculos antes de Cristo, existiam duas comunidades judaicas. Uma na Palestina e outra em Alexandria (Egito). A comunidade de Alexandria organizou a lista (Canon) dos livros sagrados e os traduziu para o grego que era a língua falada na região. Esta relação era tão conhecida que os apóstolos não tiveram a menor dificuldade em aceitá-la. Aliás, usando o Antigo Testamento escrito em grego, facilitava a pregação por ser a língua que o povo entendia. Por isso, estes livros estão sendo usados pela Igreja católica desde aquele tempo sem nunca serem contestados a não ser por Lutero quando resolveu traduzir a Bíblia para a língua alemã e fez opção pela relação (Canon) de livros do Antigo Testamento feita em Jerusalém. Entre a relação dos livros feita em Alexandria e a de Jerusalém, existe a diferença dos 7 livros citados acima.

LIVROS APOCRIFOS II

Antigo Testamento católico X Antigo Testamento protestante. A explicação para os dois Antigos Testamentos que estão nas Bíblias católicas e protestantes, com a diferença de 7 livros é defendida como resultado da existência de duas relações feitas pelos judeus; uma em Jerusalém e outra em Alexandria. A Igreja Católica adotou a versão grega chama de “Setenta” de alexandriae os protestantes, usam a de Jerusalém. Como surgiu o Antigo Testamento defendido por Lutero e seus seguidores? Vejamos o que escreveu Eduardo Hoornaert: “O cristianismo foi se articulando devagar e sempre, e já no final do século I sua importância foi percebida pelos rabinos. Numa data desconhecida entre 90 e 105 dC, os rabinos da Palestina reuniram - se às pressas em Jabné, um subúrbio de Jerusalém. Na agenda da reunião estava o estabelecimento in extremis de um cânone ou rol de seus livros sagrados diante da rápida emergência de uma literatura cristã e da tendência, por parte dos presbíteros cristãos, em equiparar seus evangelhos com a sagrada escritura judaica, e - pior - de se apropriar dos textos sagrados da tradição israelita num sentido cristão. Os rabinos não tinham tempo a perder: o movimento cristão estava atacando com extremo dinamismo o pessoal das sinagogas. Tratava-se de defender a identidade judaica diante do perigo de sua descaracterização que aconteceria fatalmente se os evangelhos cristãos assumissem um lugar igual aos veneráveis livros da bíblia hebraica e fossem igualmente considerados "santos". (Formação do cristianismo – Reação dos Rabinos - Eduardo Hoornaert).Cf. pg. Na internet. A maneira e circunstâncias como os judeus elaboraram a relação (Canon) dos livros considerados sagrados nos motiva perguntar: 1 - Esta relação feita às pressas pelos judeus de Jerusalém é melhor do que a que fora formada de livros que eram usados e tidos como sagrados por outra comunidade judaica? A comunidade de Alexandria era formada por mais de 200.000 judeus, com forte intercâmbio com a comunidade de Jerusalém. 2 – Na escolha dos livros, os judeus de Jerusalém usaram os seguintes critérios: O livro, para ser considerado sagrado devia ter sido escrito no território da Palestina, na língua hebraica e até Esdras e Neemias. Estes critérios são mais válidos do que o fato de serem usados como livro sagrado e por isso foram traduzidos ou escrito em grego que era a língua usada nas sinagogas de Alexandria? 3 – Os critérios usados pelos judeus de Jerusalém tinham como principal objetivo desvalorizar os cristãos e seus escritos. Isso é razão suficiente e válida para não incluir determinados livros considerados, respeitados e usados como Palavra de Deus pela comunidade de irmãos que viviam na cidade vizinha de Alexandria? Tudo leva a crer que o fato dos cristãos estarem usando estes livros em conjunto com os evangelhos, serviu também de motivo para não incluí-los na relação. 4 – Quem eram os Rabinos que se reuniram em Jerusalém? Eles tinham mais autoridade do que aqueles que reuniram os livros em Alexandria e mandaram traduzir para o grego? Os livros ‘apócrifos” ou “deuterocanônicos” eram considerados “sagrados” em Alexandria, antes que fosse elaborada o canon de Jerusalém que tinha como objetivo principal, combater os cristãos. O debate sobre os livros que compõe a Bíblia judaica, está longe de chegar ao fim. O problema de um Antigo Testamento palestinende e outro alexandrino, parece complexo para ser solucionado simplesmente com apresentação destes cânones. As disputas internas dentro do próprio judaísmo, a variedade de posições assumidas no início do cristianismo e principalmente, a escassez de documentos da época que foram preservados, parecem minimizar esta questão. Por isso, algumas Bíblias protestantes já trazem como apêndice, os livros “apócrifos” ou “deuterocanônicos”. Por outro lado, a Igreja Católica tem se mostrado tolerante com o uso da Bíblia protestante, como Palavra de Deus. Mais importante do que a questão resultante da aceitação ou não dos livros “apócrifos” ou “Deuterocanônicos, é a rejeição pelos protestantes por questões doutrinais, apresentada na internet. Alguns protestantes, tendo como objetivo desvalorizar a Igreja, dizem que a Bíblia católica está errada por conter tais livros os quais estão cheios de erros e heresias. Existe na internet uma página com o título: HERESIA DOS LIVROS APÓCRITOS, condenando o uso destes livros pela Igreja católica. Por discordar das razões apresentadas que são totalmente falsas, resolvi escrever sobre o assunto apresentando a posição católica. Sobre os livros que estão na Bíblia católica e não na protestante eles afirmam no texto que está na internet: "Eis as razões porque definitivamente rejeitamos os Apócrifos" AS HERESIAS DOS APÓCRIFOS Uma das grandes razões, talvez a principal delas, porque nós evangélicos rejeitamos os Apócrifos, é devido a grande quantidade de heresias que tais livros apresentam. Fora isso, existem também lendas absurdas e fictícias e graves erros históricos e geográficos, o que fazem os Apócrifos serem desqualificados como palavra de Deus. A seguir daremos um resumo de cada livro e logo a seguir mostraremos seus graves erros. RESUMO: (Feito pelos protestantes) TOBIAS - (200 a.C.) - É uma história novelística sobre a bondade de Tobiel (pai de Tobias) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael. Apresenta: justificação pelas obras 4:7-11;12:8 mediação dos Santos 12:12• superstições -6:5,7-9,19• um anjo engana Tobias e o ensina a mentir 5:16 a 19. Atenção: Para oferecer ao leitor, elementos comparativos, colocaremos após o resumo feito pelos protestantes, outro resumo feito pela Igreja Católica. O leitor atento, começará a perceber que os argumentos que os protestantes usam para desqualificar os livros apócrifos (deuterocanônicos) são totalmente falsos.As supostas heresias, podem ser encontradas em outros livros da Bíblia, como veremos. RESUMO: (feito pela Igreja Católica) TOBIAS: embora incluído entre os livros históricos é do gênero sapiencial. É uma história didática. Usa a vida familiar do velho Tobit e as aventuras de seu filho “Tobias” palavra que significa o “Temor de Deus”. O livro apresenta a piedade, o valor das boas obras, a justiça e como Deus protege os judeus fiéis que vivem no mundo pagão. O livro retoma nesta história de Tobias, o valor do casamento dos patriarcas Isaac e Jacó (Gn 24 e 28), a separação e reencontro de Jacó com seu filho Benjamim (Gn 42-45). Quem comparar os resumos e dos livros, feitos pelos protestantes, perceberá que eles tentam mostrar (supostos) erros contidos no livro de Tobias. Enquanto os católicos apresentam os ensinamentos que a história de Tobias quer passar. Com certeza, quem escreveu o livro tinha como objetivo alimentar a fé dos judeus que viviam fora da Palestina e não ensinar mentiras, superstições, etc., como veremos mais na frente. RESUMO: (feito pelos protestantes) JUDITE - (150 a.C.) É a História de uma heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando um general inimigo e decapitando-o. Grande heresia é a própria história onde os fins justificam os meios. RESUMO: (Feito pela Igreja Católica) JUDITE. Mostra a ambição ilimitada de alguns como Alexandre Magno, seu sucessor Antíoco Epífanes e em nossos dias, Hitler, representados por Nabucodonozor e seu general Holofernes. A resistência de uma população numericamente insignificante que decide resistir com a ajuda de Deus. A reintegração de Israel fazendo alusão às partes do povo e até aos prosélitos pagãos como é o caso do amonita Aquior. A salvação na história de Israel: Para isso, mistura diversos momentos históricos para lembrar como Deus salvou o povo ao longo do tempo. É neste sentido que devemos orar os hinos de libertação contidos no livro. Se os protestantes rejeitam o livro de Judite, por achar que está ensinando que os fins justificam os meios, deveriam também rejeitar o livro de Josué, uma vez que, para conquistar a cidade de Jericó, destruíram tudo e passaram a fio de espada, os homens, mulheres, velhos e até os jumentos. (Js 6,21) RESUMO: (Feito pelos protestantes) BARUQUE - (100 a.D.) - Apresenta-se como sendo escrito por Baruque, o cronista do profeta Jeremias, numa exortação aos judeus quando da destruição de Jerusalém. Porém, é de data muito posterior, quando da segunda destruição de Jerusalém, no pós-Cristo. Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos - 3:4. RESUMO: (Feito pela Igreja católica) BARUC: Este livro é apresentado como sendo escrito pelo secretário do profeta Jeremias. O autor procura situar o livro no âmbito das sagradas escrituras e procura fazer uma ligação dos fatos narrados com contexto da vida de Jeremias e a destruição do templo no ano de 586. Escrito provavelmente no século 2 aC., é uma narrativa simbólica na qual convoca o povo para uma celebração penitencial (1,15-3,8). Como no livro do Deuteronômio, os profetas, o livro de Jó e Provérbios, o livro de Baruc faz uma meditação sobre a Lei (Br 3,9ss; 4,1-4). Por fim dirige uma exortação e consolação a Jerusalém como aparece em outros livros (Br 4,5-5,9). A oração pelos mortos, será analisada mais na frente. Atenção: Este livro foi escrito provavelmente no séc. II a. C. e não, depois como está afirmado pelos protestantes. RESUMO: (Feito pelos protestantes) ECLESIÁSTICO - (180 a.C.) - É muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse as tantas heresias: justificação pelas obras - 3:33,34. Trato cruel aos escravos - 33:26 e 30; 42:1 e 5.• Incentiva o ódio aos Samaritanos - 50:27 e 28 RESUMO: (Feito pela Igreja católica) ECLESIÁSTICO: Reúne provérbios de diversas origens sobre comércio, política, vida da família, educação, etc. Tudo isso à lua da “sabedoria” (o saber viver) e do “temor de Deus” (religião e piedade). Faz uma auto-apresentação da Sabedoria personificada, principal dom e cooperadora de Deus. Por fim, combina um elogio à obra criadora de Deus com um elogio aos antepassados destacando a figura de Simão II que viveu por volta de 195 e encerra com uma oração de ação de graças. Se os protestantes não aceitam o valor das obras no livro do Eclesiástico, devem tirar da Bíblia deles a Carta de Tiago que condena a fé sem obras (Tg 2, 14-26). Sobre o trato com os escravos, os protestantes desconhecem a realidade judaica daquele tempo, citam os versículos de 26 a 30 e não citam o 31 que manda tratar o escravo como irmão. Se o livro do Eclesiástico não é palavra de Deus por afirmar que os escravos devem ser tratados com dureza, o Livro do Levítico, também não é Palavra de Deus pois apóia a escravidão ao afirmar: “Os escravos ou escravas que tiveres vindo das nações que vos cercam. Deles podereis comprar escravos e escravas” (Lv 24,44). – Quanto ao ódio aos samaritanos, os protestantes não sabem que esta rejeição se deve ao fato dos samaritanos terem-se oposto à reconstrução do tempo de Jerusalém, após o exílio. Se isso é motivo para rejeitarem o livro do Eclesiástico, devem também rejeitar o livro de Esdras que fala do mesmo assunto. (cf. Esd 3,5 e 4,1-4). RESUMO (Feito pelos protestantes) SABEDORIA DE SALOMÃO - (40 a.C.) - Livro escrito com finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e idolatria do epicurismo (filosofia grega na era Cristã). Apresenta: o corpo como prisão da alma - 09h15min doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma 8:19 e 20. Salvação pela sabedoria - 9:19 RESUMO: (feito pela Igreja católica) SABEDORIA DE SALOMÃO: Neste livro, Salomão é apenas símbolo da Sabedoria no sentido literário pois o livro foi escrito no sec. I aC., em Alexandria do Egito. O povo judeu, embora influenciado pela filosofia grega, é levado por este livro a reconhecer na suas tradições sobre a criação e na história. O livro mostra a presença desta sabedoria identificando-a como atuação e inspiração de Deus. O livro mostra a limitação do governante e a necessidade do dom da Sabedoria dada a Salomão. Por isso, mostra o “justo” (sábio) em oposição ao mais forte. A vida eterna (a vida do justo está nas mãos de Deus). O problema da idolatria que acontece com quem guarda objetos da pessoa que nada tem a ver com o falecido. Finalmente, insiste em chamar a ação transformadora de Deus, unindo o conceito grego de Espírito ao conceito bíblico de sopro de Deus (Gn 2,7). – Antes de rejeitar o livro Sabedoria de Salomão por causa da influencia grega no pensamento da época, os protestantes deveriam examinar o sentido da palavra “sabedoria” em aproximadamente 100 ocasiões em que aparecem na Bíblia. (cf. ex.: Jó 4,21)RESUMO: (feito pelos protestantes) 1 MACABEUS - (100 a.C.) - Descreve a história de 3 irmãos da família "Macabeus", que no chamado período ínterbíblico (400 a.C. 3 a.D) lutam contra inimigos dos judeus visando a preservação do seu povo e terra. RESUMO: (feito pela Igreja católica) 1 MACABEUS: Quem lê este livro percebe como é difícil explicar a separação de religião e o estado, na história dos Macabeus. O poder de que fala o livro só pode ser entendido levando em consideração o período Persa (5º.sec.a.C.) com a sociedade liderada por sumo-sacerdotes. Os Macabeus eram descendentes do sumo-sacerdote Jaorib (2,1). Embora Jônatas, Simão e seu filho João Hircano sejam “etnarcas”, no livro são tratados como sumo-sacerdotes. Por isso, os Fariseus e Essênios viram nisso uma usurpação do poder e se afastam do Macabeus. Quem ler o livro percebe que a religião se torna menor diante das disputas políticas. – Se os protestantes rejeitam o 1Mc, por falar de disputas políticas, devem também, tirar da Bíblia deles os livro dos Reis onde estão narradas coisas horrorosas praticadas por reis, incluindo Davi... “Jesus, filho de Davi!... RESUMO: (feito pelos protestantes) II MACABEUS - (100 a.C.) - Não é a continuação do 1 Macabeus, mas um relato paralelo, cheio de lendas e prodígios de Judas Macabeu. Apresenta: A oração pelos mortos - 12:44 – 46. Culto e missa pelos mortos - 12:43. O próprio autor não se julga inspirado 15:38-40; 2:25-27. Intercessão pelos Santos - 7:28 e 15:14. RESUMO: (feito pela Igreja católica) II MACABEUS: Este livro não é a continuação de Macabeus I. Foi escrito em ambiente diferente e seu conteúdo embora em parte paralelo, deve ser considerado de outro ponto de vista. Macabeus II é mais religioso que político. Por isso, tenta mostrar o plano de Deus na história e em todos os eventos, mesmo nas derrotas e perseguições. A fé na ressurreição e na vida eterna aparecem no episódio dos 7 irmãos mártires (2mc7), na morte de Razis(14,46) e no sacrifício pelos falecidos. Podemos dizer que, foi a fé na ressurreição que sustentou a insurreição dos Macabeus contra Antíoco Epífanes. – Se acreditar na ressurreição dos mortos, é motivo para os protestantes rejeitarem o 2Mc, deve rejeitar os Evangelhos que narram a ressurreição de Jesus. – Sobre oração pelos mortos e intercessão, falaremos mais na frente. RESUMO: (feito pelos protestantes) ADIÇÕES A DANIEL: capítulo 13 - A história de Suzana - segundo esta lenda Daniel salva Suzana num julgamento fictício baseado em falsos testemunhos. Capítulo 14 - Bel e o Dragão - Contém histórias sobre a necessidade da idolatria. Capítulo 3:24-90 - o cântico dos 3 jovens na fornalha. RESUMO: (feito pela Igreja católica) ADIÇÃO A DANIEL: Na Bíblia católica este livro contem três narrações que estão na Bíblia de Alexandria e não estão na Bíblia de Jerusalém. Por isso não estão na Bíblia protestante: 1 – A história de Susana, que foi caluniada, recorreu a Deus e foi inocentada por Daniel, num julgamento, perfeito, sem falso testemunho a não ser dos acusados. 2 – A história de um rei que adorava um ídolo o qual foi desmascarado por Daniel quando mostrou que o deus adorado pelo rei não passava de pessoas humanas. Esta história mostra a falsidade da idolatria. 3 – O cântico dos 3 jovens na fornalha. Neste cântico, Azarias proclama a fidelidade ao Deus “de nossos pais”. Qualquer pessoa de bom senso que ler estes três textos que foram acrescidos ao livro de Daniel e comparar o resumo feito pelos protestantes com o que é feito pelos católicos, perceberá a falsidade ideológica da interpretação protestante. Após colocar à disposição dos leitores a comparação entre o resumo destes livros, feito pelos protestantes e pela Igreja católica, vamos examinar (nas próximas páginas) as razões pelas quais os seguidores de Lutero não aceitam os livros deuterocanônicos que ele chamam de apócrifos.

leite.cincinato@yahoo.com.br
A BÍBLIA, SEUS LIVROS E SUAS ABREVIAÇÕES TEXTO 07 .................. 7


LIVROS DO PENTATEUCO
Gênesis Gn
Êxodo Ex
Levítico Lv
Números Nm
Deuteronômio Dt
OS 16 LIVROS HISTÓRICOS
Livro de Josué Js
Livro dos Juízes Jz
Livro de Rute Rt
I Livro de Samuel I Sm
II Livro de Samuel II Sm
I Livro dos Reis I Rs
II Livro dos Reis II Rs
I Livro das Crônicas I Cr
II Livro das Crônicas II Cr
Livro de Esdras Esd
Livro de Neemias Ne
Livro de Tobias Tb
Livro de Judite Jt
Livro de Ester Est
I Livro dos Macabeus I Mc
II Livro dos Macabeus II Mc
OS 7 LIVROS SAPIENCIAIS
Livro de Jó Jó
Livro dos Salmos Sl
Livro dos Provérbios Pv
Livro do Eclesiastes Ecl
Cântico dos Cânticos Ct
Livro da Sabedoria Sb
Livro do Eclesiástico Eclo
OS 18 LIVROS PROFÉTICOS
Isaías Is
Jeremias Jr
Lamentações Lm
Baruc Br
Ezequiel Ez
Daniel Dn
Oséias Os
Joel Jl
Amós Am
Abdias Ab
Jonas Jn
Miquéias Mq
Naum Na
Habacuc Hab
Sofonias Sf
Ageu Ag
Zacarias Zc
Malaquias Ml

LIVROS DO NOVO TESTAMENTO
Evangelho Segundo São Mateus Mt
Evangelho Segundo São Marcos Mc
Evangelho Segundo São Lucas Lc
Evangelho Segundo São João Jo
Atos dos Apóstolos At
Romanos Rm
I Coríntios I Cor
II Coríntios II Cor
Gálatas Gl
Efésios Ef
Filipenses Fl
Colossenses Cl
I Tessalonicenses I Ts
II Tessalonicenses II Ts
I Timóteo I TIM
II Timóteo II Tm
Tito Tt
Filêmon Fm
Hebreus Hb
Tiago Tg
I São Pedro I Pd
II São Pedro II Pd
I São João I Jo
I I São João II Jo
III São João III Jo
Epístola de São Judas Jd
Apocalipse Ap


Postagem LIVROS CONSIDERADOS APÓCRIFOS PELA IGREJA CATÓLICA

1) O itinerário que está sob o nome do Apostolo Pedro, denominado os nove livros de São Clemente.
2) Os atos sob o nome de Apostolo André.
3) Os atos sob o nome do Apostolo Tomé.
4) Os atos sob o nome do Apostolo Pedro.
5) Os atos sob o nome do Apostolo Filipe.
6) O Evangelho sob o nome de Matias.
7) O Evangelho sob o nome de Bernabé.
8) O Evangelho sob o nome de Tiago Menor.
9) O Evangelho sob o nome do Apostolo Pedro
10) O Evangelho sob o nome de Tomé, usado pelos maniqueus.
11) Os Evangelhos sob o nome de Bartolomeu.
12) Os Evangelhos sob o nome de André.
13) Os Evangelhos falsificados por Luciano.
14) Os Evangelhos falsificados por Hesíquio.
15) O livro sobre a infância do Salvador.
16) O livro sobre o nascimento do Salvador.
17) O livro dito “do pastor”.
18) Todos os livros escritos por Lêucio, discípulo do Diabo.
19) O livro de titulo “O fundamento”
20) O livro de titulo “O tesouro”
21) O livro sobre as filhas de Adão, chamado leptogênese.
22) O centão sobre Cristo, formado com versos virgilianos.
23) O livro de titulo “Atos dos Tecla e de Paulo”
24) O livro chamado de “Nepote”
25) O livro dos provérbios, escritos por hereges e em circulação sob o nome de Sisto.
26) O apocalipse atribuído a Paulo.
27) O apocalipse atribuído Tomé
28) O apocalipse atribuído a Estevão.
29) O livro de titulo “Passagem de Santa Maria”
30) O livro de titulo “Penitência de Adão”
31) O livro com nome tirado do gigante Ogia, que segundo dizem os hereges, depois do dilúvio lutou com o dragão.
32) O livro com o titulo “Testemunho de Jô”
33) O livro do titulo “Penitência de Orígenes”
34) O livro de titulo “Penitência de São Cipriano”
35) O livro de titulo “Penitência de Jemnes e Mambre”
36) O livro de titulo “As sortes dos apóstolos”
37) O livro de titulo “Jogos dos apóstolos”
38) O livro de titulo “Cânones dos apóstolos”
39) O livro “Fisiólogo”, escrito pelos hereges e em circulação sob o nome de Ambrósio é herético.
40) A Historia de Eusébio Panfilio.
41) As obras de Tertuliano.
42) As obras de Lactâncio (ou de Firmiano ou do Africano)
43) As obras de Postumiano e de Gallo
44) As obras de Montano de Priscila e de Maximila
45) As obras do maniqueu Fausto
46) As obras de Camodiano
47) As obras do outro Clemente de Alexandria
48) As obras de Táscio Cipriano
49) As obras de Arnóbio
50) As obras de Ticônio
51) As obras do Presbítero Cassiano das Gálias.
52) As obras de Vitório de Patau
53) As obras de Fausto de Reggio nas Gálias
54) As obras de Frumêncio Ceco
55) A carta de Jesus a Abgar
56) A carta de Abgar a Jesus
57) O Martírio de Cícero e de Judite
58) O Martírio de Jorge
59) O escrito de titulo “Proibição de Salomão”
60) Todos os amuletos escritos não _ como blateram _ em nome dos anjos, mas dos demônio.



PRIMEIRO TRABALHO DO CURSO BÍBLICO

01-Tomando como base o conteúdo do curso bíblico nos textos apresentados: 01 explicações gerais, 02 o encontro,03 o chamado,04 a criação,05 quem é o nosso Deus,06 A Bíblia católica x protestante e a Bíblia,seus livros e suas abreviações,faça o seu trabalho pessoal ou em grupo.

02-No seu trabalho ou no trabalho do seu grupo deve constar: a) uma capa tipo o modelo apresentado,b) o conteúdo do trabalho.

03-O conteúdo do trabalho e a capa podem ser: a) no computador b) escrita a mão em letra de forma c) só em papel ofício a4 ou só em papel almaço.

04-Você é livre para fazer o seu trabalho (descrevendo o que já aprendeu) de um só tema ou de todos os temas já apresentados, porém fazendo as citações bíblicas como fundamentação.


PRIMEIRO TRABALHO DO CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA COM PE. ADELINO
LIVRES PELA PALAVRA


O ENCONTRO
01. Qual é a mensagem que você tira do encontro de Deus Pai com Moisés na Sarça Ardente Ex 3, 1- 6, Jesus com Paulo no caminho de Damasco At 9,1- 19 e Jesus com a Samaritana no poço de Jacó. Jo 4, 1-26?

02. Você já teve um momento de encontro com Deus ou você tem sempre encontro com Deus? Como? Explique!

CHAMADO
01. Qual é a mensagem para você do chamado de Deus a Samuel, 1 Sm 3,1-13 e aos Apóstolos Mc 1,16-20?
02. Você já se perguntou sobre o chamado de Deus na sua vida?

O PODER
01. Como você concebe o Poder de Deus na sua vida?
02. Faça um comentário comparando três citações bíblicas diferentes, escolhidas por você sobre o poder de Deus!
03. A que conclusão podemos chegar, tomando como base as citações bíblicas contidas no texto: Quem é o nosso Deus?


APÓCRIFOS
01. Conforme o texto (Bíblia – Católica x Protestantes) o que são livros apócrifos?
02. Quem foi Lutero e o que ele fez?
03. Qual das duas relações de livros (Jerusalém x Alexandria) foi adotada pelos apóstolos e por quê?
04. Tomando como base tudo o que foi visto até o momento incluindo: Textos, Filmes, Comentários, Citações, dê a sua opinião.



CRITÉRIOS PARA FAZER UM BOM TRABALHO

01 - No seu trabalho ou no trabalho do seu grupo deve constar: a) uma capa tipo o modelo apresentado, b) o conteúdo do trabalho.

02 - O conteúdo do trabalho e a capa podem ser digitados, escrito a mão em letra de forma, só em papel ofício ou a4 ou só em papel almaço.

03 - Os trabalhos feitos e apresentados concorrerão a quatro Bíblias:

04 - O Primeiro, o Segundo e o Terceiro sorteados, ganharão uma Bíblia Edição Pastoral. O Quarto e último ganhará uma Bíblia Jerusalém.

05 – Cada um dos três trabalhos de melhor destaque em apresentação e conteúdo, receberá uma Bíblia Edição Pastoral.



Pe. Adelino

EXCLARECIMENTO


1-Qual é a sua dúvida sobre a Bíblia ?
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2-Qual é a sua curiosidade Bíblica?-------------------------------------------------------
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CURSO: FORMAÇÃO BÍBLICA COM Pe. ADELINO
LIVRES PELA PALAVRA

CRISTOLOGIA


TEXTO 06

PRIMEIRA PARTE: QUEM É JESUS DE NAZARÉ?
1- Quem é Jesus de Nazaré? 2- Por que o seu pensamento causou tamanha revolução na sociedade do seu tempo? 3- Por que esse homem marcou tanto a sua história? 4- O que havia em Jesus diferente dos outros homens inclusive dos considerados doutores da lei? 5- Ele seria: a) louco? b) coitado? c) Sadista? d) Intelectual? e) Curandeiro f) Agitador? g) Revoltado? h) Psicopata? i) Misterioso? j) Profeta? L) Enviado? O que ele ensinou que mexeu tanto com o pensamento do seu tempo? 6- Por que ele até hoje não foi esquecido? 7- O que os profetas disseram a seu respeito? 8- Como foi a sua encarnação? 9- O que há no seu olhar que faz Pedro chorar (Mt 26,75)? Na sua palavra, que desperta curiosidade na samaritana (Jo 4,1ss)? No seu comportamento que fascina Zaqueu (Lc 19,2-10)? Na sua sabedoria que confunde Nicodemos (Jo 3,1ss)? No seu poder de perdoar pecado que alivia a mulher adúltera e o bom ladrão (Jo 8, 3-11). Na pedagogia da comparação quando fala do Reino de Deus (Mt 13,24; Mt 13, 44). Quando ensina o amor (Jo 15, 9-12) 10- Como compreender um homem humilhado falando de amor aos seus humilhadores? 11- Quem é esse homem romântico falando dos lírios do campo (Mt 6,28)? Cordial nos chamando de amigos (Jo 15,15)? Justiceiro, advertindo que seremos medidos com a mesma medida que medimos (Mt 7,2)? Sábio, nos chamando de lentos para compreender (Lc 24,25). Quem é esse homem que não se dobra e nem se enquadra ao modelo injusto de seu tempo e chama de sepulcro caiado (Mt 23,27), mas acolhe cobrador de impostos no seu grupo (Lc 5,27-32)? Para saciar o povo faminto, faz o milagre da multiplicação dos pães (Jo 6, 1ss). Declara a sua preferência pelos mais humildes, marginalizados (Mt 11,25 – 26). 12- Sr Jesus, será que eu esqueci...? Será que não me interessa a tua história? A tua lição de vida? Que diferença faz não te dar atenção? Não te escutar? O ódio, a mágoa, o desejo de vingança que domina e machuca corações... o desespero, a desesperança, a ingratidão, a falsidade, a ignorância, a falta de força para lutar pela vida... vem Senhor curar... alimenta o sonho, o prazer de viver, amar e ser amado, sorrir, lutar pela vida... vem Senhor ressuscitar a esperança nos desanimados... desperta e fascina-me com o mesmo sentimento e poder que fascinou, Zaqueu, Pedro, Paulo, a Samaritana e todos que se envolvem com o teu projeto de salvação.

SEGUNDA PARTE: O INCÔMODO E MAGNÍFICO JESUS DE NAZARÉ
01- O profundo e mistério, universo de Deus, 02 – O homem: Frágil, pequeno, admirável e confuso, 03 – De onde viemos para onde iremos? 04 – Dom de Deus, 05 – A salvação de Deus, 06 - O Messias, 07 – Jesus de Nazaré: Corajoso, simples, pobre e livre, 08 – Os inimigos de Jesus, 09 – O que o povo pensa de Jesus, 10 - O incrível poder de Jesus.

TERCEIRA PARTE: CONHEÇA JESUS DE NAZARÉ
NASCIMENTO, ENCARNAÇÃO, JESUS VEIO DE DEUS: Jo 1,14; Jo 16,28; 18,37; Rm 8,3; 1Co 15,21; 2Co 8,9; Fl 2,7; Cl 2,9; 1Tm 1,15; 2T 1,10; Hb 1,6; Hb 2,9; Hb 10,20; 1Pd 1,20; 1Jo 1,2; 1Jo 3,5; 1Jo 3,8; 1Jo 4,2; 1Jo 4,9. JESUS É DESCENDÊNCIA DE ABRAÃO – HEBREU LEGITIMO DA RAÇA DE DAVI: Mt 1,1; Mt 1,18; Mt 2,5; Mt 20,30; Lc 1, 27; Lc 1,69; Lc 2,4; At 13,23; Rm 1,3; Gl 3,16; 2Tm 2,8; Hb 2,16s; Hb 7,14. JESUS É FILHO DE MARIA DE NAZARÉ: Mt 1,18; Mt 1,21; Mt 1,25; Mt 2,11; Jo 2,1s; Jo 2,12; Jo 6,42; Jo 7,3s; Jo 19, 25s; At 1,14; Gl 1,19. JESUS SE MISTURAVA COM O POVO E PERCORRIA O SEU PAÍS. ERA UM PREGADOR AMBULANTE: Mt 5,1; Mt 8, 18; Mt 8,23; Mt 9,1; Mt 9,35; Mt 11,1; Mt 14,13; Mt 14,23; Mt 14,24; Mt 15, 29; Mt 15, 39, Mt 16,5; Mc 1,38; Mc 6,53; Mc 6,56; Mc 8,10; Mc 8,27; Lc 10,38; Lc 5,1; Lc 13,22; Lc 17,11; Jo 7,1. JESUS ERA UM HOMEM PODEROSO EM PALAVRAS E OBRAS: Mt 13,54; Mt 14,36; Mc 5,30s; Lc 6,19; 1Cor 1,24; 1Cor 5,4; 1Cor 6,14; 2Cor 12,9; 2Cor 13,4; Ef 1,19; Ef 6,10; Ef 2,13; Lc 1,27; Jo 2,1; Jo 19,25s; At 1,14; Gl 4,4. INFÂNCIA DE JESUS – CIDADE DE ORIGEM E DE MORADIA DE JESUS DE NAZARÉ: Mt 2,9; Mt 2,13; Mt 2,20; Mt 2,22; Mt 2,23; Mt 3,13; Mt 4,12; Mt 13,54; Mt 21,1; Mt 26,69; 26,71; Mc 1,24; Mc 10,47; Mc 16,6; Jo 1,45; Jo 4,43s; Jo 7,41; Jo 7,52; Jo 18,5s; Jo 19,19; At 2,22; At 3,6; At 4,10; At 6,14; At 10,38; At 22,8; At 26,9. QUEM ERAM OS FAMILIARES DE JESUS: Mt 4,22; Mt 8,21; 12,46s; Mt 13,55s; Mt 19,29; Fl 3,10; Cl 1,29Hb 1,3; 2Pd 1,16. JESUS LIBERTAVA E SALVAVA AS PESSOAS: 1Cor 7,22; Gl 1,4; Gl 2,4; Gl 5,1; 1Ts 1,10; 2Tm 3,11; Fm 8; Hb 2,15. JESUS OPERAVA MILAGRES E PRODÍGIOS: Mt 4,23;Mt 4,24; Mt 8,2s; Mt 8,5s; Mt 8, 14; Mt 8,16; Mt 9,12; Mt 9,18s; Mt 9,20; Mt 9,23; Mt 9,27; Mt 9,32; Mt 11,5; Mt 11,20; Mt 12,10; Mt 12,15; Mt 12,22; Mt 12,38; Mt 13,58; Mt 14,14; Mt 14,18; Mt 14,35; Mt 14,28; Mt 15;30; Mt 15,35; Mt 16,1; Mt 17,15; Mt 19,2; Mt 20,36; Mt 21,14; Mt 21,19; Mc 1,25; Mc 1,34; Mc 1,39; Mc 3,10; Mc 6,5; Mc 7,25; Mc 7,32; Lc 4,23; Lc 6,18; Lc 7,12; Lc 7,21; Lc 8,2; Lc 13,11; Lc 14,2; Lc 17,12; Lc 22,51; Jo 2,11; Jo 2,23; Jo 3,12; Jo 4,54; Jo 5,5; Jo 6,2; Jo 6,26; Jo 7,31; Jo 9,6; Jo 9,16; Jo 11,23; Jo 11,47, Jo 12,18; Jo 12,37; Jo 20,30; At 2,22; At 9,34; At 10,38. JESUS INCOMODA A RELIGIÃO E A POLÍTICA DO SEU TEMPO: Mt 9,3; Mt 9,11; Mt 10,34; Mt 11,6; Mt 11,19; Mt 12,2; 12,30; Mt 13,57; Mt 15,1; Mt 15,3; Mt 16,6; Mt 16,12; Mt 21,12; Mt 21,15; Mt 21,23; Mt 21,44; Mt 22,22; Mt 23,2; Mt 26,31; Mt 26,31; Mt 27,17; Mt 27,41; Mc 5,40; Mc 6,52; Mc 8,17; Mc 13,12; Lc 2,34; Lc 2,50; Lc 11,38; Lc 11,45; Lc 13,14; Jo 1,26; Jo 3,32; Jo 6,60; Jo 7,43; Jo 10,6; Jo 10,19; Jo 11,45; Jo 14,9; Jo 16,17. JESUS SOFRE PERSEGUIÇÃO, É ODIADO E AGREDIDO PELOS PODEROSOS: Mt 8,17; Mt 8,34; Mt 10,33; Mt 12,10; Mt 12,24; Mt 16,1; Mt 19,3; Mt 21, 46; Mt 22,15; Mt 26,3; Mt 26,21; Mt 26,59; Mt 26,69; Mt 27,12; Mc 3,30; Mc 5,40; Mc 10,34; Lc 4,28; Lc 11,53; Lc 23,2; Jo 5,16; Jo 7,12; Jo 7,30; Jo 7, 47, Jo 8, 59; Jo 10,20; Jo 10,30; Jo 11,46; Jo 17,14; Jo 19,1; Jo 19,11. PAIXÃO E MORTE DE JESUS: Mt 4,1; Mt 26,37; Mt 27,33; Mt 28,5; Jo 14,30; Jo 19,34; At 1,3; At 3,15; At 4,10; At 5,30; At 25,19; Rm 5,6; Rm 8,34; Rm 14,15; 1Cor 1,3; 1Cor 1,13; 1Cor 1,17; 1Cor 1,23; 1Cor 2,2; 1Cor 15,3; 1Cor 15,4; Gl 2,22; Gl 3,1; Gl 5,11; Gl 6,14; Cl 1,20; Cl 2,15; 1Tm 6,13. RESSURREIÇÃO E APARIÇÃO DE JESUS AOS DISCÍPULOS: Mt 28,7; Mt 28,20; Mc 16,7; Mc 16,20; Lc 24,34; Lc 24,36; Jo 8,54; Jo 11,4; Jo 14,19; Jo 17,24; At 1,3; At 2,22; At 3,13; At 4,33; At 9,17; At 13,30; At 17,31; At 18,9; At 23,16; Rm 1,4; Rm 8,34; Gl 1,1; Ef 1,20; Ef 2,5; Cl 2,12. JESUS NASCE PARA DAR A SUA VIDA PELA HUMANIDADE: Mc 10,45; Mc 14,24; Jo 1,29; Jo 1,36; Jo 10,11; Jo 15,13; 1Cor 5,7; Ef 5,2; 1Tm 2,6; Tt 2,14; Hb 7,24; Hb 9,14; Hb 9,26; Hb 10,10; Hb 10,12. JESUS OFERECE SEU CORPO E EU SANGUE PARA A UNIDADE DO MUNDO: Mt 9,10; Mt 11,19; Mt 12,1; Mt 14,15; Mt 14,19; Mt 15,36; Mt 21,18; Mt 22,1; Mt 26,17; Mt 26,26; Mt 26,28; Mt 26,29; Mt 27,58; Mc 14,3; Mc 16,14; Lc 11, 37, Lc 14,1; Lc 22,30; Lc 24,3; Jo 2,2; Jo 4,14; Jo 4,31; Jo 5,21; Jo 6,27; Jo 6,33; Jo 6,48; Jo 6,51; Jo 10,10; Jo 10,28; 1Cor 8,6; 1Cor 11,24; 1Cor 11,27; 1Cor 15,45. JESUS CONVIDA SEUS DISCÍPULOS A DAR A PRÓPRIA VIDA PELA HUMANIDADE: Mt 5,11; Mt 10,18; Mt 10,22; Mt 24,9; Mc 8,35; Jo 11,16; Jo 12,10; Jo 15,18; Jo 15,20; Jo 16,2; Jo 16,33; At 5,41; At 9,5; At 15,26; At 21,13; 1Cor 15,18; 2Cor 4,10; 2Cor 4,11; 2Cor 12,10; Gl 5,24; Gl 6,12; Gl 6,14; Gl 6,17; Ef 3,1; Fl 1,13; Fl 1,20; Fl 1,29; Fl 3,10; Fl 2,12; Fl 2,20; Fl 4,3. IDENTIDADE DE JESUS. QUEM É ESTE HOMEM? Mt 4,24; Mt 7,28; Mt 8,1; Mt 8,18; Mt 9,8; Mt 934; Mt 10,25; Mt 11,4; Mt 13,1; Mt 15,30; Mt 20,29; Mt 22,33; Mc 1,24; Mc 2,2; Mc 5,21; Mc 5,24; Mc8,1; Lc 4,14; Lc 5,1; Lc 6,17; Lc 7,37; Lc 21,38; Lc 23,27; Jo 6,22; Jo 7,3; Jo 7,12; Jo 9,3; Jo 10,37; Jo 14, 11; Jo 15,24. JESUS NÃO REVELAVA ABERTAMENTE SUA IDENTIDADE: Mt 8,4; Mt 9,30; Mt 12,6; Mt 17,9; Mt 27,14; Mc 1,25; Mc 1,34; Mc3,12; Mc 5,43; Mc 7,36; Mc 8,26; Mc 9,30; Mc 14,61; Jo 7,4; Jo 8,6. JESUS TEM PODERES DE PROFETA. É JUSTO E É SANTO: Mt 9,4; Mt 12,25; Mt 21,11; Mt 22,18; Mc 1,24; Mc 6,15; Lc 1,35; Lc 6,8; Lc 7,16; Lc 7,39; Lc 13,36; Lc 23,4; Lc 23,14; Lc 24,19; Jo 2,24; Jo 4,19; Jo 6,14; Jo 6.,61; Jo 6,69; Jo 7,40; Jo 9,17; Jo 13,11; Jo 16,19; Jo 21,17. YESHUÁ: JESUS, LIBERTADOR DO HOMEM: Mt 1,21; 1,25; Mc 16,17; Lc 1,69; Lc 2,11; Lc 2,21; Lc 2,30; Lc 3,6; Lc 10,17; Lc 19,9; Jo 3,17; Jo 12,47; Jo 14,13; Jo 14,26; Jo 15,16; Jo 16,23; At 2,38; At 3,6; At 3,16; At 4,10; At 4,12; At 4,18; At 4,30; At 4,31; At 5,40; At 8,12; At 8, 16; At 9,15; At 9,21; At 9,27; At 10,43; At 13,23; At 15,26; At 16,18; At 19,5; At 19,13; At 19,17; At 21,13; At 26,9; Hb 1,4; Hb 2,10; Hb 5,9; Hb 9,25. A MORTE DE JESUS LIBERTOU O HOMEM DO PECADO: Mt 20,28; Mt 26,28; Rm 3,24; Rm 3,25; 1Cor 1,30; 2Cor 5,18; Gl 3,13; Gl 4,5; Ef 1,7; Ef 4,32; Cl 1,14; Cl 1,20; 1Tm 2,6; Tt 2,14; 1Pd 1,19; 2Pd 2,1; 1Jo 2,2; 1Jo 4,10. JESUS VIVEU PREOCUPADO COM A CONVERSÃO DOS PECADORES: Mt 1,21; Mt 9,13; Mt 18,11; Rm 5,6; Rm 5,10; 2Cor 5,18; 1Tm 1,15; Hb 2,9; Hb 9,28; 1Jo 2,2; Mt 9,2; Mt 26,28; Lc 7,47; Jo 1,29; At 10,43; At 13,38; Rm 4,25; Rm 8,3; 1Co 15,3; Gl 1,4; Gl 2,20; Ef 1,7; Ef 5,2. JESUS ENSINAVA COMO QUEM TEM AUTORIDADE: Mt 5,22; Mt 7,29; Mt 8,18; Mt 11,27; Mt 12,38; Mt 19,16; Mt 21,33; Mt 22,24; Mt 26,18; Mt 26,49; Mt 26,53; Mt 28,18; Mc 2,2; Mc 4,38; Mc 5,35; Mc 9,17; Mc 9,38; Mc 10,35; Mc 10,51; Mc 10,51; Mc 11,18; Mc 11,21; Mc 11,28; Mc 12,32; Lc 5,1; Lc 5,5; Lc 7,40; Lc 8,45; Lc 10,25; Lc 11,45; Lc 12,13; Lc 17, 13; Lc 21,7; Jo 8,5; Jo 8,47; Jo 9,2; Jo 11,8; Jo 11,28; Jo 15,3; Jo 16,25; Jo 17,6; Jo 17, 26; Jo 18,37. JESUS AMAVA O POVO: Mt 4,17; Mt 4,23; Mt 5,2; Mt 9,35; Mt 10,5; Mt 11,5; Mt 12,9; Mt 13, Mt 13,36; Mt 13,54; Mt 15,12; Mt 20,21; Mc 1,4; Mc 1,21; Mc 10,10; Mc 12,49; Mc 14,49; Lc 4,18; Lc 8,1; Lc 9,11; Lc 12,1; Lc 12,22; Lc 12,41; Lc 13,10; Lc 16,16; Lc 17,20; Lc 19, 47; Lc 21,37; Jo 6, 59; Jo 7,14; Jo 7,28; Jo 8,2; Jo 8,20. JESUS AMAVA SEUS DISCÍPULOS E AMIGOS: Jo 13,14; Jo 15,12; At 1,2; At 11,16; Mt 4,18; Mt 8,19; Mt 9,9; Mt 10,1; Mt 11,28; Mt 19,21; Mc 3,13; Mc 6,7; Lc 10,1; Jo 1,39; Jo 6,67; Jo 8,31; Jo 13,18; Jo 15,8; Jo 15,16; Mt6, 30; Mt 8,26; Mt 14,31; Mt 16,8; Mt 16,8; Mt 17,20; Mt 21,21; Mt 28,19; Mc 10,52; Mc 16,14; Lc 22,32; Jo 3,11; Jo 11, 15; Jo 14,1; Jo 16,28; Jo 17, 20; Jo 20,27. JESUS ENSINAVA AOS DISCÍPULOS COMO EVANGELIZAR: Mt 10,5; Mt 10,16; Mt 11,1; Mt 21, 1s; Mt 28,19; Mc 5,19; Lc 9,60; Lc 10,1s; Jo 13,16; Jo 15, 16; Jo 17,18; Jo 20,21; At 1,12; At 9,17; At 20,24; At 26,16; 1Cor 1,17. JESUS CONFERE PODER AOS SEUS AMIGOS: Mt 10, 1; Mt 10,40; 16,19; Mt 18,5; Mt 18,18; Mt 19,28; Mt 25,40; Mc 6,7; Mc 19,41; Lc 16,16; Lc 10,19; Jo 13,20; At 1,17; 2Co 10,8; 2Cor 13,10; Gl 4,14;2Tm 4,17. JESUS DECLARA QUE É ENVIADO POR DEUS QUE É SEU PAI: Mt 3,13; Mt 10,40; Mt 15,24; Jo 3,17; Jo 3,34; Jo 4,34; Jo 5,30; Jo 5,36; Jo 6,29; Jo 6,57; Jo 7,28; Jo 9,4; Jo 10, 36, Jo 11,42; Jo 17, 25; Jo 20,21. A CARIDADE, A SENSIBILIDADE E A TERNURA DE JESUS: Mt 11,29; Mt 18,2s; Mt 19,13; Mt 25,40; 2Cor 10,1; 2Ts 3,5; Mt 9,36; Mt 14,14; Mt 15,32; Mc 1,41; Mc 3,21; Mc 8,12; Lc 7,13; Lc 10,21; Jo 11,33; Jo 11,38; Jo 12,27; Jo 13,21. JESUS SE DECLARA IGUAL AO SEU PAI: Mt 1,20; Mt 11,27; Jo 1,1; Jo 3,2; Jo 5,18; Jo 7,19; Jo 7,20; Jo 8,16; Jo 8,19; Jo 8,23; Jo 8,42; Jo 8,55; Jo 8, 58; Jo 10,30; Jo 14,7; Jo 14,10; Jo 14,31; Jo 15,32; Jo 16,32; Jo 17,21; Jo 17,22. JESUS É O FILHO PREDILETO DE DEUS: Mt 3,17; Mt 4,3s; Mt 8,29; Mt 11,25ss; Mt 15,13; Mt 18,19; Mt 19,35; Mt 25, 34; Mt 26, 29; Mt 26,39s; Mt 26,63; Lc 2,49; Lc 23,34; Lc 24,49; Jo 5,17s; Jo 8,54; Jo 10,36; Jo 14,2; Jo 14,13; Jo 14,15; Jo 17,1s; Jo 19,7; Jo 20,17. JESUS É O MESSIAS PROMETIDO NA BÍBLIA: Mt 8,17; Mt 11,2; Mt 12,2; Mt 23,10; Mt 26,63s; Mc 9,41; Mc 15,32; Lc 2,26; Lc 4,41; Jo 1,41; Jo 4,25s; Jo 7,26s; Jo 7,41; Jo 10,24s; Jo 11,27; Jo 20,31; At 2,36; At 3,13; At 3,26; At 17,3; At 18,5; At 18,28. JESUS PERMANECE VIVO NOS SEUS SEGUIDORES E NA IGREJA: Mt 1,23; Mt 28,20; Jo 6,56; Jo 14,20; Jo 14,23; Jo 17,23; Jo 17,26; Gl 1,23; Ef 4,15; Ef 5,23; Ef 5,32; 2Ts 1,1. JESUS ESTÁ VIVO E GLORIFICADO NO PAI: Mt 16,27; Mt 16,28; Mt 24,44; Mt 25,31; Mc 16,19; Lc 17,24; Lc 24,25; Jo 1,14; Jo 1,51; Jo 3,13; Jo 14,12; Jo 16,5; Jo 17,11; Jo 21,22. At 1,2; At 1,3; At 1,9; At 1,11; At 7,55; At 25,19; Hb 2,9; Hb 4,14; Hb 6,19; Hb 7,24; Hb 7,25; Hb 9,12; 1Jo 1,2; 1Jo 5,11; 1Jo 5,20.




TAREFA SEMANAL PARA O PARTICIPANTE DO: CURSO DE FORMAÇÃO BÍBLICA COM PE ADELINO

a)-Leia Ml 3,1-22 e tire a mensagem do texto para a sua vida.




CURSO: FORMAÇÃO BÍBLICA COM Pe. ADELINO
LIVRES PELA PALAVRA

COMO ENCONTRAR UMA CITAÇÃO BÍBLICA NA FORMA EVANGÉLICA .

As citações bíblicas são os endereços das passagens que desejamos encontrar e seguem sempre a mesma ordem: Título do Livro (abreviado), Capítulo e Versículo. Exemplo: Mt. 5:23. Esta citação lê-se assim: Evangelho de Mateus, capítulo cinco, versículo vinte e três.

1. O ponto ( . ) ou dois pontos ( : ) separa o capítulo do versículo. Exemplo: Mc. 2:8 = Evangelho de Marcos, capítulo dois, versículo oito.

2. A vírgula ( , ) indica um espaço entre os versículos. Neste caso, lê-se o número que vem antes e depois do ponto.
Exemplo: Tg. 4: 5,9 - Epístola de Tiago, capítulo quatro, versículos cinco e nove.

3. O traço ( - ) indica que devemos ler de um versículo até o outro. Exemplo: Lc. 5. 10-15 - Evangelho de Lucas, capítulo cinco, versículos de dez a quinze. O traço pode também indicar uma seqüência de capítulos. Exemplo: Jo 14:18-17, 20 - Evangelho de João, do capítulo quatorze, versículo dezoito, até o capítulo dezessete, e versículo vinte.

4. O ponto e a vírgula ( ; ) separam uma citação de outra, ou um livro de outro livro.
Exemplo: At. 1.5;16:14 - lê-se o versículo cinco do capítulo um e o versículo quatorze do capítulo dezesseis.
Outro exemplo: Jo 1:5; 1Ts 2:23: neste caso, deve-se procurar as duas citações pedidas, uma no Evangelho de João e a outra na primeira carta aos Tessalonicense.

5. Um esse “S” indica a leitura do versículo que vem em seguida ao citado. Exemplo: Rm 7:5s - Cartas aos Romanos, capítulo sete, versículo cinco e seguinte, seis. Ou seja: Rm. 7:5s é igual a Rm. 7: 5-6.

6. Dois esses “SS” indicam a leitura dos versículos seguintes ao citado. Exemplo: I Co 2:12ss = Primeira carta aos Coríntios, capítulo dois, versículos doze e seguintes, até onde estiver relacionado.

7. (a, b e c) é possível encontrar uma dessas letras depois da citação do versículo. Exemplo: Gl. 3:1a, lê-se a primeira parte do versículo um. E consecutivamente a letra b corresponde a segunda parte do versículo e a c a terceira. Um versículo pode está dividido em até três frases, desta forma é possível encontrar a frase desejada.

8. Quando o livro tem um só capítulo, omite-se a indicação do capítulo, e cita-se só o versículo. Exemplo: Jd 4 - Carta de Judas, versículo quatro.

9. Quando o livro tem mais de um capítulo, o número que vem logo após a indicação do livro é a do capítulo. Exemplo: Mt. 5 – Neste caso deve ser lido todo o capítulo cinco do Evangelho de Mateus.
FILMES REFLETIDOS
NO CURSO BÍBLICO

01 Nossos pais nos contaram SIM
02 Dá-me desta água SIM
04 Em busca da terra prometida SIM
05 A criação de Deus
06 Construindo uma nova Sociedade
07 Sangue derramado
08 Em nome de Deus
09 Igreja
10 A história das origens
11 Depois do Armagedom
12 A terra onde corre leite e mel
13 A armadilha do poder
14 Tempo de Re-construir
15 A Bíblia ontem e hoje
16 Parábolas Evangélicas
17 Clara e Francisco
18 Palestras Família


PECADO CURSO: FORMAÇÃO BÍBLICA COM Pe. ADELINO
LIVRES PELA PALAVRA

PECADO

01- O PECADO: é a doença da alma, a quebra da harmonia do homem com Deus pelo ato da desobediência (Rm 5,19; 11,32; 2Cor 10,6; Ef 2,2; 5,6; Hb 2,2; 4,6). É a ruptura, o oposto da graça, rejeição a santidade.

02 – SÃO CONSEQÜÊNCIAS DO PECADO: vulnerabilidade, isto é, fragilidade pessoal diante dos desafios da vida... possibilidade de cometer mais erros... distanciamento da presença de Deus... possibilidade de prejudicar outras pessoas... o pecado pessoal causa danos na vida das outras pessoas... desejo de vingança: Gn 4,24; Dt 32, 35; Dt 32,41; 2Sm 22,48; Sl 18,47; Sl 94,1; Sl 149,7; Pv 6,34; Is 35,4; Is 47, 3; Is 59,17; Is 61,2; Is 63,4; Jr 50,15; Jr 50,28; Jr 51,6; Mq 5,15; Na 1,2; Lc 21,22; Rm 12,19; 2Ts 1,8; Hb 10,30.

03- A ORIGEM DO PECADO: está ligada a desobediência da pessoa humana a vontade de Deus. Gn 3,1; Gn 3,2; Gn 3,3; Gn3,4; Gn 3,5; Gn 3,6; Gn 3,7; Gn 3,8; Gn 3,9; Gn 3,10; Gn 3,11; Gn 3, 12; Gn 3,13; Gn 3,14; Gn 3,15; Gn 3,16; Gn 3,17; Gn 3,18; Gn 3,19; Gn 3,20; Gn 3,21; Gn 3,22; Gn 3,23; Gn 3,24; Rm 5,12; Rm 5,18; Rm 5,19.

04- O PECADO É VISTO NO ANTIGO TESTAMENTO COMO: Animal acuado Gn 4,7; grave Gn 18,20; crime Gn 50,17; morte Ex 10,17; motivo de sacrifício Ex 29,36; Ex 30,10; gravidade Ex 32,21; merecedor de punição Ex 32,34; transgressão Ex 34,7; maldição Lv 24,15; motivo de expiação Lv 5,10; Lv 5,13; reparação Lv 7,7; culpa Nm 5,6-7; Nm 6,11; Nm 6,14; Nm 7,16; Nm 7,22; Nm 7,28; Nm 7,34; Nm 7,40; Nm 7,46; Nm 7,52; Nm 8,8; Nm 8,12; Nm 9, 13, Nm 12,11; Nm 14,40; Nm 15,24; Nm 15,25; Nm 15,27; Nm 16,26; Nm 18,9; Nm 18,22; Nm 18,32; Nm 19,9; Nm 19,17; pensamento vil Dt 15,9; calúnia Dt 19,19; seguimento aos baais Jz 10,10; escravo Jz 10,15; desprezo 1Sm 2,17; falta cometida 1Sm 14,38; necessidade de perdão 1Sm 15,25; reconhecimento do erro 2Sm 12,13; clamor ao céu 1Rs 8,34; infidelidade 2Rs 10,31; súplica a Javé 2Cr 6,25; 2Cr 6,26; 2Cr 6,27; 2Cr 6,39; 2Cr 7,14; reconhecimento Ne 1,6; atributo aos ímpios Sl 1,1; motivo de confissão Sl 32,5.


05- NO NOVO TESTAMENTO JESUS É: A solução... a salvação Mt 1,21; no batismo o pecador é purificado Mt 3,6; deficiência curada por Jesus Mt 9,2; Mt 9,5-6; causa de escândalo no trato de Jesus Mt 9,10-11;misericórdia Mt 9,13; justificação Mt 11,19; observação de Jesus sobre o pecado contra o espírito santo Mt 12,31; perdão Mc 2,9; prioridade Mc 2,17;certeza da reparação Mc 3,28; conhecimento da salvação Lc 1, 77, possibilidade de arrependimento Lc 3, 3, reconhecimento de ser pecador Lc 5,8; perdão pela fé Lc 5,20; compreendido como blasfêmia Lc 5,21;poder de Jesus Lc 5,24; prioridade aos arrependidos Lc 5,32; sem preconceito Lc 7,37; Lc 7, 39; Lc 7,47; Lc 19,7; perdão Lc 7,48; Lc 11,4; tratado com caridade Lc 15,1; Lc 15,2; importância do arrependimento Lc 15,7; piedade Lc 18,13; quem não tiver pecado jogue a primeira pedra Jo 8,7; escravo Jo 8,34; poder de perdoar Jo 20,23; convite ao arrependimento At 3,19; certeza de perdão quem crer em Jesus At 10,43; por ele é anunciada a remissão dos pecados At 13, 38; At 22,16; At 25,8; At 26,18; Rm 3,7; Rm 3,9; Rm 3,20; Rm 3,25; Rm 4,7; Rm 4,8; Rm 5,8; Rm 5,12; Rm 5,13; Rm 5,19-21; Rm 6,1; Rm 6,2-7; Rm 6,10; Rm 6,11-18; Rm 6,20; Rm 6,22; Rm 6,23; Rm 7,7; Rm 7,8; Rm 7,9; Rm 7,11; Rm 7,13; Rm 7,14; Rm 7,17; Rm 7,20; Rm 7, 23; Rm 7,25; Rm 8,2; Rm 8,3; Rm 8,10; Rm 11,27; Rm 14,23; 1Cor 6,18; 1Cor 15,3; 1Cor 15,17; 1Cor 15, 56; 2Cor 5,21; 2Cor 11,7; Gl 1,4; Gl 2,15; Gl 2,17; Gl 3,22; Ef 2,1; Cl 1,14; 1Tm 1,9; 1Tm 1,15; 1Tm 5,20; 1Tm 5,22; 1Tm 5,24; 2Tm 3,6; Hb 1,3; Hb 2,17; Hb 3,13; Hb 4,15-16; Hb 5,1; Hb 7,26-27; Hb 8,12; Hb 9,7; Hb 9,26; Hb 9,28; Hb 10,2; Hb 10,3; Hb 10,4; Hb 10,6; Hb 10,8; Hb 10,11; Hb 10,12; Hb 10,17; Hb 10,18; Hb 10,26; Hb 11,25; Hb 12,1; Hb 12,3; Hb 12,4; Hb 13,11; Tg 1,15; Tg 2,9; Tg 4,8; Tg 5,15; Tg 5,16; Tg 5,20; 1Pe 2,22; 1Pe 2,24; 1Pe 3,18; 1Pe 4,1; 1Pe 4,8; 2Pe 1,9; 2Pe 2,14; 1Jo 1,8; 1Jo 1,9; -10; 1Jo 2,2; 1Jo 2,12; 1Jo 3,4; 1Jo 3,5; 1Jo 3,8; 1Jo 3,9; 1Jo 4,10; 1Jo 5,16; 1Jo 5,17-18; Jd 1,15; Ap 1,5; Ap 18,4; Ap 18,5.

06 – A CLASSIFICAÇÃO DO PECADO QUANTO A SUA GRAVIDADE: A Igreja Católica no seu Catecismo (CIC parágrafos 1854 - 1864) reconhece o pecado como mortal e venial. Mortal é matéria grave precisada pelos dez mandamentos. Segundo o catecismo o pecado venial não quebra a aliança com Deus... já o pecado mortal, este quebra a aliança com Deus. O pecador sempre receberá uma punição pelo pecado cometido seja intencional ou não. Esta regra confirma a correção na ação do pecador que feriu a harmonia da perfeição de Deus no universo. Esta correção é uma reparação da própria natureza harmoniosa de Deus, purificação para reconduzir o homem ao estado de graça. Porém é preciso que haja o reconhecimento da ação pecadora e da necessidade do perdão de Deus.

07- O mundo moderno tem experimentado uma grave relativização dos valores e em particular, uma relativização do pecado. Podemos destacar: a eutanásia, o uso das células tronco, a prática do aborto, o uso indevido do dinheiro público, a infidelidade, todo tipo de violência à pessoa, a natureza e ao planeta como um todo.
08- No aspecto individual devemos nos perguntar: Onde, como e quando somos mais vulneráveis ao pecado? Em que aspecto o pecado mais nos prejudica?
09- Como o pecado afeta a nossa vida afetiva, profissional, espiritual, psicológica...?
10- Para haver perdão supõe arrependimento, mas a graça e a misericórdia de Deus estão para além do reconhecimento do erro Lc 23,34.
11- Para haver arrependimento supõe consciência do pecado cometido.

PERDÃO
Amor e perdão sempre caminham juntos. Deus é amor e a maior prova do seu amor foi perdoar os nossos pecados. Perdoar é o mandamento da Palavra de Deus Jo 15,12... Deus em Cristo nos perdoou Ef 4,32, assim também perdoai uns aos outros Cl 3,13. O perdão é um ato humano, inteligente, misericordioso, amoroso... perdoar não é esquecer, anular a memória, é superar ressentimentos, é evitar vingança, rancores, é sobretudo preparar-se para receber o perdão de Deus. Perdoar é criar reciprocidade entre nós e Deus. Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem Lc 23,34. Perdoar sempre... até setenta vezes sete Mt 18,21-23. Perdoar é justiça de Deus Mt 18,35; Mc 11,25; amor ao próximo Mt 22,39. Perdoar é fazer o Pai Nosso, parte concreta de nossas vidas: Mt 6,9-13. Perdoar é recompor, restaurar... perdão é bênção... é pura caridade 1Cor 13,13. Perdão é o remédio da alma.

ESTADO DE GRAÇA
Estado de graça é está em paz com a própria consciência e com Deus. Quem está em paz consigo não deseja o mal ao irmão, não planeja vingança, não usa da falsidade...serve-se da paz,pois a paz é a própria segurança pessoal, fruto da fiel presença de Deus em sua vida. Quem tem consciência de ser pecador ou pecadora, implora o perdão de Deus, goza da graça santificante e não deseja o mal ao semelhante. Deus não privilegia, não abandona e não faz distinção. A todos ama com amor infinito. Compreender isso é pura sabedoria e caridade 1Cor 13,1-13.

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O S E R H U MA N O ?

O ser humano é por essência um ser curioso... alguém que está sempre procurando respostas para as suas incontáveis perguntas. Esta procura do ser humano é ininterrupta, isto é, constante, nunca para.

Procura desvendar mistérios... vai as alturas... conhece novos planetas... faz grandes e significadas descobertas científicas... viaja nos mais modernos meios de transportes criados por ele mesmo... aprende com a irmã dor que por vezes precisa fazer mudanças grandes no seu comportamento... mas não conhece a si próprio...não estuda o seu comportamento... não conhece, não coordena e não tem poder sobre as suas próprias emoções... por vezes e sem perceber, prioriza só os aspectos negativos da realidade humana... de tanto envolver o seu ser, a sua mente, com o que é ruim, acaba ficando ruim também.

Este ser, essencialmente espiritual, marcado pela experiência de ser humano, passando por alguns anos aqui no Planeta Terra, não conhece o infinito poder do bem que habita nele... que o faz capacitado... este ser específico, lançado ao desafio de ser conhecedor da revelação de Deus na pessoa de Jesus Cristo, quer conhecer a Bíblia... quer saber de onde veio... o que veio fazer aqui na terra... para onde vai depois daqui...




PARTES DA BIBLIA JÁ ESTUDADAS

-Já estudamos: O capítulo quatro 4 do Evangelho de São João todo
-O capítulo dez 10 de São Mateus todo
-Estudo do capítulo 26 do Evangelho de São Mateus

-ESTUDO DO CAPÍTULO 27 DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS
1-Os chefes dos Sacerdotes e anciãos do povo convocam um conselho a fim de levar Jesus a morte MT 27,1.
2-Levam Jesus preso ao governador Pilatos MT 27,2.
3-Judas o traidor sente remorsos...devolve o dinheiro recebido...reconhece que pecou...recebe indiferença por parte dos sacerdotes e anciãos...retirou-se e foi enforcar-se MT 27,3-5.
4-Os chefes dos sacerdotes dizem não ser lícito depositar as moedas no cofre do Templo Porque se trata de preço de sangue MT 27,6.
5-Depois de deliberarem em conselho, compraram com as moedas o campo do Oleiro para sepultamento dos estrangeiros. Chamado Campo de Sangue MT 27,7-8. Jr 32,6-15. Zc 11,12-13.
6-Pilatos o governador interroga Jesus: És tu o Rei dos Judeus? Tu o dizes.. MT 27,11.
7-Jesus é acusado pelos chefes dos sacerdotes e anciãos e mantém o silêncio... impressiona Pilatos MT 27,12-14.
8-Por ocasião da festa da Páscoa o governador solta um preso... sabe que Jesus é vítima...apela para a tática apresentando Jesus e Barrabás. A multidão persuadida pelos chefes dos sacerdotes e os anciãos manda soltar Barrabás e levar Jesus a morte MT 27,15-22.
9-Pilatos interroga: Que mal ele fez ? MT 27,23. Vendo que a multidão estava persuadida e a desordem aumenta, lavou as mãos e se disse inocente do sangue de Jesus passando a responsabilidade aos presentes MT 27,24.
10-O povo assume: O seu sangue caia sobre nós e sobre os nossos filhos MT 27,25.
11-Barrabás é solto e Jesus depois de açoitado foi entregue para ser crucificado MT 27,26.
1. 12-Os soldados levaram Jesus ao Pretório diante da coorte, despiram-no, puseram-lhe um manto de soldado romano, uma coroa de espinhos, um caniço na mão direita e ajoelhando-se diante dele caçoavam: Salve, rei dos judeus! MT 27,27-31.
13-Simão de Cirene é requisitado a levar a cruz de Jesus MT 27,32.
14-Chegando no Gólgota, deram-lhe vinho misturado com fel MT 27,33.
15-Depois de crucificá-lo,as suas vestes foram repartidas MT 27,35.
16-Colocaram na sua cabeça o motivo da condenação: Este é Jesus, o Rei dos judeus MT 27,37.
17-O Rei foi ladeado por dois ladrões, um a direita outro a esquerda MT 27,38.
18-Na cruz Jesus além de sofrido é zombado, quanto a reconstrução do templo em três dias, se é realmente filho de Deus, que dessa da cruz... até mesmo por ladrão foi insultado MT 27,39-44.
19-Das doze as quinze horas houve trevas...Jesus grita o abandono...alguns pensam que ele chamava por Elias... lhe é dada uma esponja com vinagre... Jesus em mais um grande grito, rendeu o espírito. O véu do Santuário se rasgou... a terra tremeu...as rochas se fenderam... abriram-se os túmulos e muitos corpos ressuscitaram MT 27,45-53.
20-Quem presenciou aquele momento ficou com medo e reconheceu que Jesus era o filho de Deus MT 27,54.
21-A presença feminina é percebida no seguimento a Jesus MT 27,55.
22-José de Arimatéia pede a Pilatos o corpo de Jesus... o envolve com lençol... põe em seu túmulo... rola a pedra da entrada... outra vez as mulheres se fazem presentes MT 27,57-61.
23-O túmulo de Jesus é vigiado MT 27,62-66.

ESTUDO DO CAPÍTULO VINTE E OITO DO EVANGELHO DE SÃO MATEUS

1-O túmulo está vazio... as Marias visitam o sepulcro... ocorre terremoto... aparece o anjo do Senhor... os guardas tremem de medo e ficam como mortos... o anjo anuncia que Jesus ressuscitou... vai preceder na Galiléia... as mulheres correm com grande alegria e avisam o inexplicável acontecimento aos discípulos... MT 28,1-8.
2-Jesus aparece primeiro as mulheres MT 28,9.
3-Astúcia dos chefes judaicos... dão dinheiro aos seguranças... recomendam que digam: Os discípulos roubaram o corpo de Jesus MT 28,11-15.



O ALIMENTO


Fome e alimento são dois termos presentes na história humana, especialmente na Bíblia. A fome representa a carência, a fraqueza. O alimento representa a força e o vigor. Deus permite que os israelitas tenham fome no deserto para mostrar a importância do seu alimento o maná Dt 8,3; Jo 6,48; Ex 16,31. Falando com os discípulos Jesus diz ter um alimento que eles não conhecem Jo 4,31. Percebendo que os discípulos não sabiam, Ele afirmou : “meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou” Jo 4,34. Deus sabendo que o homem ia sentir fome, deu toda erva de semente, todas as árvores frutíferas, todos os animais, todas as aves do céu como o seu alimento Gn 1,29-30. Alimento é sustentação, sacrifício, Lv 3,16;Gn 6,21; 47,24.

Jesus tem compaixão do povo faminto que escuta a sua palavra mas não tem o alimento para comer Jo 6,5ss. Sacia o povo mas chama atenção para um alimento especial que não perece Jo 6,27. Um alimento novo dado pelo Pai Jo 6,32, pão de Deus, pão do céu, pão da vida Jo 6,32-
35.48.51.58.



ESTUDO DA IGREJA PRIMITIVA

A IGREJA EM ATOS DOS APOSTOLOS
1-Autor de Atos: São Lucas
2-Quem é Lucas ? Judeu bem helenizado, isto é, Grego de boa educação,conhecedor a fundo da realidade judaica e da Bíblia grega. Contemporâneo de Paulo, médico...
3-Lucas começa o livro de Atos falando a Teófilo do seu primeiro livro a respeito de Jesus...At 1,1...apresenta a ascensão e destaca a vinda do Espírito Santo At 1,6-8
4-Apresenta o grupo dos apóstolos, a substituição de Judas At 1,12-26.
5-Apresenta o extraordinário acontecimento do Pentecostes At 2,1ss
6-Apresenta Pedro no seu discurso a multidão At 2,14ss
7-As primeiras conversões At 2,37.
8-A primeira comunidade cristã at 2,42. 4,32
9-A cura de paralítico At 3,1ss
10-Pedro e João diante do Sinédrio At 4,1ss
11-A generosidade de Barnabé At 4,36
12-A fraude de Ananias e Safira, os sinais realizados pelos apóstolos, a prisão e libertação, o comparecimento diante do Sinédrio, a intervenção de Gamalieu, o contentamento dos apóstolos de terem sofrido por causa de Jesus At 5,1ss
13-Há alguma semelhança da Igreja do tempo dos apóstolos para a Igreja dos nossos dias ?
14-Se há alguma semelhança explique .

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