segunda-feira, 26 de março de 2012

CONTEÚDO PARA ESTUDO

300 conselhos de Jesus
João Carlos Almeida

Se você for obediente ao Pai do Céu e aos pais na terra crescerá em sabedoria e graça.

Evangelho de Lucas 2, 49-52

Ele respondeu: “porque me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a ales. Sua mãe guardava todas essas coisas no coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens.


Você não pode viver somente de pão, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.

Evangelho de Lucas 4, 1-4

Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou ao rio Jordão e, no Espírito, era conduzido pelo deserto. Ali foi posto à prova pelo diabo, durante quarenta dias. Naqueles dias, ele não comeu nada e, no final, teve fome. O diabo, então, disse-lhe: “Se és o Filho de Deus, manda que esta pedra se transforme em pão.” Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não se vive somente de pão.’”


Pare e pense: O que você está procurando em sua vida?

Evangelho de João 1, 38

Jesus voltou-se para trás e, vendo que eles o seguiam, perguntou-lhes: “Que procurais?” Eles responderam: “Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?”


Vá e veja com seus próprios olhos. Faça você mesmo a experiência.

Evangelho de João 1, 39

Ele respondeu: “Vinde e vede!” Foram, viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. Era por volta das quatro horas da tarde.


Siga os caminhos de Deus!

Evangelho de João 1, 43

No dia seguinte, ele decidiu partir para a Galileia e encontrou Filipe. Jesus disse a este: “Segue-me!”

Esteja sempre preparado para ver coisas maiores.

Evangelho de João 1, 50-51

Jesus lhe respondeu: “Estás crendo só porque falei que te vi debaixo da figueira? Verás coisas maiores que estas.” E disse-lhe ainda: “Em verdade, em verdade, vos digo: vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filhos do Homem!”


Tome uma atitude, pois quem sabe faz a hora.

Evangelho de João 2, 4

Jesus lhe respondeu: “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou.”


Dê o melhor de si.

Evangelho de João 2, 7

Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água!” e eles as encheram até a borda.


Faça passeios em família.

Evangelho de João 2, 12

Depois disso, Jesus desceu para Cafarnaum, com sua mãe, seus irmão e seus discípulos. Lá, permaneceram apenas alguns dias.


Saiba em quem confiar.

Evangelho de João 2, 23-24

Estando em Jerusalém, na festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, vendo os sinais que realizava. Jesus, no entanto, não lhes dava crédito, porque conhecia a todos.








Para conhecer uma pessoa é preferível ter um contato pessoal a confiar apenas nas informações dos outros.

Evangelho de João 2, 25

Jesus não precisava ser informado a respeito do ser humano. Ele bem sabia o que havia dentro do homem.


Não determine nada para Deus. Ele é Espírito e sopra onde quer. Deixe Deus ser Deus.

Evangelho de João 3, 8

Jesus disse: “O vento sopra onde quer e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim é também todo aquele que nasceu do Espírito.”


Só fale daquilo que você sabe e só dê testemunho daquilo que você mesmo viu.

Evangelho de João 3, 11

Jesus disse: “Em verdade, em verdade, te digo: nós falamos do que conhecemos e damos testemunho do que vimos, mas vós não aceitais o nosso testemunho.”


Para crer nas coisas do céu, o primeiro passo é acreditar nas coisas da terra.

Evangelho de João 3, 12

Jesus disse: “Se não acreditais quando vos falo das coisas da terra, como ireis crer quando eu vos falar das coisas do céu?”


Seja transparente; o mal tem ódio da luz, pois não quer ser desmascarado.

Evangelho de João 3, 19-20

Jesus disse: “Ora, o julgamento consiste nisto: a luz veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Pois todo o que pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas.”







Se você quer ser do bem, viva na luz, viva na verdade!

Evangelho de João 3, 21

Jesus disse: “Mas quem pratica a verdade e se aproxima da luz, para que suas ações sejam manifestadas, já que são praticadas em Deus.”


Quando você tiver sede, seja humilde e peça um copo d’água.

Evangelho de João 4, 5-7

Chegou, pois, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da propriedade que Jacó tinha dado a seu filho José. Havia ali a fonte de Jacó. Jesus, cansado da viagem, sentou-se junto à fonte. Era por volta do meio-dia. Veio uma mulher da Samaria buscar água. Jesus lhe disse: “Dá-me água de beber!”


Converse também com pessoas que pensam diferente de você.

Evangelho de João 4, 9

A samaritana disse a Jesus: “Como é que tu, sendo judeu, pedes de beber a mim, que sou uma mulher samaritana?” De fato, os judeus não se relacionam com os samaritanos.


Se você conhecer a Deus saberá pedir mais que a solução imediata dos seus problemas.

Evangelho de João 4, 10

Jesus respondeu: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é aquele que te diz: ‘Dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.”


Aprenda a escutar o coração das pessoas.

Evangelho de João 4, 16-19

Ele lhe disse: “Vai chamar teu marido e volta aqui!” – “Eu não tenho marido”, respondeu a mulher. Ao que Jesus retrucou: “Disseste bem que não tens marido. De fato, tiveste cinco maridos, e o que tens agora não é teu marido. Nisto falaste a verdade.” A mulher lhe disse: “Senhor, vejo que és um profeta!”





Lembre-se que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade.

Evangelho de João 4, 23-24

Jesus disse: “Mas vem a hora, e é agora, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade. Estes são os adoradores que o Pai procura. Deus é Espírito, e os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.”


Mostre seu coração.

Evangelho de João 4, 25-26

A mulher disse-lhe: “Eu sei que virá o Messias (isto é, o Cristo); quando ele vier, nos fará conhecer todas as coisas.” Jesus lhe disse: “Sou eu, que estou falando contigo.”


Existem alimentos para o corpo, para a alma, para a mente e para o coração. Alimente-se!

Evangelho de João 4, 31-32

Enquanto isso, os discípulos insistiam com Jesus: “Rabi, come!” Mas ele lhes disse: “Eu tenho um alimento para comer, que vós não conheceis.”


Saiba que o melhor alimento é fazer a vontade de Deus e cumprir a sua obra.

Evangelho de João 4, 33-34

Os discípulos comentavam entre si: “Será que alguém lhe trouxe alguma coisa para comer?” Jesus lhes disse: “O meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e levar a termo a sua obra.”


Não tenha receio de conviver com pessoas de outras religiões.

Evangelho de João 4, 40

Os samaritanos foram a ele e pediram que permanecesse com eles; e ele permaneceu lá dois dias.







Leia a Bíblia

Evangelho de João 4, 16-17a

Foi então a Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, no dia de sábado, foi à sinagoga e levantou-se para fazer a leitura. Deram o livro do profeta Isaías.


Não basta falar com eloqüência; melhor é falar com unção.

Jesus disse: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pois ele me ungiu, para anunciar a Boa-Nova aos pobres: enviou-me para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar um ano aceito da parte do Senhor.”


Não viva em função dos adversários. Siga seu próprio caminho.

Evangelho de João 4, 28-30

Ao ouvirem estas palavras, na sinagoga, todos ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no para o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de empurrá-lo para o precipício, Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.


Está na hora de Deus reinar em sua vida; converta-se e acredite nesta boa notícia.

Evangelho de Marcos 1, 15

Jesus disse: “Completou-se o tempo, e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede na Boa-Nova.”


Se você seguir os caminhos de Deus, outros seguirão você.

Evangelho de Marcos 1, 16-18

Caminhando à beira do mar da Galileia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes no mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.” E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram.


Avance sempre para águas mais profundas. Fuja da superficialidade.

Evangelho de Lucas 5, 2-4

Ele viu dois barcos à beira do lago; os pescadores tinham descido e lavavam as redes. Subiu num dos barcos, o de Simão, e pediu que se afastasse um pouco da terra. Então sentou-se e, do barco, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca.”


Se o “espírito do mal” lhe aparecer, seja firme: ordene que se cale e expulse-o dali.

Evangelho de Lucas 4, 33-35

Na sinagoga estava um homem que tinha um espírito impuro, e ele gritou em alta voz: “Que queres de nós, Jesus de Nazaré? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!” Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!” O demônio então lançou o homem no chão e saiu dele, sem lhe fazer mal algum.


Reze pelos doentes. Visite os enfermos.

Evangelho de Lucas 4, 38-39

Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo, com muita febre. Intercederam a Jesus por ela. Então, Jesus se inclinou sobre ela e, com autoridade, mandou que a febre a deixasse. A febre a deixou, e ela, imediatamente, se levantou e pôs-se a servi-los.


Tenha um tempo e um lugar para se esconder. Procure um deserto para rezar.

Evangelho de Marcos 1, 35-37

De madrugada, quando ainda estava bem escuro, Jesus se levantou e saiu rumo a um lugar deserto. Lá, ele orava. Simão e os que estavam com ele se puseram a procurá-lo. E quando o encontraram, disseram-lhe: “Todos te procuram.”


Tenha olhos para além de seu bairro e da sua cultura de origem.

Evangelho de Marcos 1, 38

Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, nas aldeias da redondeza, a fim de que, lá também, eu proclame a Boa-Nova. Pois foi para isso que eu saí.


Evite contar logo o milagre que recebeu. Seja discreto e preserve seus espaços de intimidade.

Evangelho de Marcos 1, 42-44

Imediatamente a lepra desapareceu, e ele ficou purificado. Jesus, com severidade, despediu-o e recomendou-lhe: “Não contes nada a ninguém! Mas vai mostrar-te ao sacerdote e apresenta, por tua purificação, a oferenda prescrita por Moisés. Isso lhes servirá de testemunho.”


Encoraje as pessoas.

Evangelho de Mateus 9, 2

Apresentaram-lhe, então, um paralítico, deitado numa maca. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: “Coragem, filho, teus pecados estão perdoados!”

Não alimente pensamentos negativos.

Evangelho de Mateus 9, 3-4

Então alguns escribas pensaram: “Esse homem está blasfemando.” Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: “Porque tendes esses maus pensamentos em vossos corações?”


Lembre-se que o perdão e a cura andam de mãos dadas.

Evangelho de Lucas 5, 23-24

Jesus disse: “O que é mais fácil, dizer: ‘Teus pecados são perdoados’, ou: ‘Levanta-te e anda’? Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra... eu te ordeno – disse ao paralítico –, levanta-te, pega tua maca e vai para casa.”


Para você entrar no céu, o primeiro passo é reconhecer-se pecador.

Evangelho de Lucas 5, 31-32

Jesus respondeu: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Não é a justos que vim chamar à conversão, mas a pecadores.”









Não tenha medo da novidade; viva o novo com a nova mentalidade.

Evangelho de Lucas 5, 36

Contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém corta um remendo de roupa nova para costurá-lo em roupa velha. Caso contrário, o novo rasga o velho, e o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos, porque o vinho novo arrebenta os odres, e perdem-se os vinhos e os odres. Vinho novo em odres novos.”


Não desprezes as coisas antigas.

Evangelho de Lucas 5, 37-39

Jesus disse ainda: “Ninguém que tomou vinho envelhecido deseja vinho novo, pois diz: ‘O velho é melhor’”




Nunca dependa totalmente dos outros. Confie em sua força interior!

Evangelho de João 5, 8-9a

Jesus lhe disse: “Levanta-te, pega a tua maca e anda.” No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou sua maca e começou a andar.


Trabalhe, pois até Deus trabalha sempre.

Evangelho de João 5, 16-17

Os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: “Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho.”


Se você ouvir e praticar a Palavra de Deus terá vida plena.

Evangelho de João 5, 24

Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: quem escuta minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida.”




Estude a Bíblia, mas lembre-se que por detrás das palavras existe uma pessoa e não apenas um livro.

Evangelho de João 5, 39

Jesus disse: “Examinai as escrituras, pensando ter nelas a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim.”


Ouça os elogios sempre com certa desconfiança.

Evangelho de João 5, 41

Jesus disse: “Eu não recebo glória que venha dos homens.”


Evite os bajuladores.

Evangelho de João5, 44

Jesus disse: “Como podereis acreditar, vós que recebeis glória uns dos outros e não buscais a glória que vem do Deus único?”


Procure incluir quem está à margem.

Evangelho de Marcos 3, 1-3

Outra vez, Jesus entrou na sinagoga, e lá estava um homem com a mão seca. Eles observavam se o curaria num dia de sábado, a fim de acusá-lo. Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te! Vem para o meio!”


Faça o bem ainda que seja reprovado pelos outros.

Evangelho de Marcos 3, 5-6

Passando sobre eles um olhar irado, e entristecido pela dureza de seus corações, disse ao homem: “Estende a mão!” Ele estendeu a mão, que ficou curada. Saindo daí, imediatamente os fariseus, com os herodianos, tomaram a decisão de eliminar Jesus.







Deixe-se tocar.

Evangelho de Lucas 6, 17-19

Jesus desceu com eles da montanha e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e uma grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, e do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvi-lo e serem curados de suas doenças. Também os atormentados por espíritos impuros eram curados. A multidão toda tentava tocar nele, porque dele saía uma força que curava a todos.


Reze muito antes de tomar uma grande decisão.

Evangelho de Lucas 6, 12-13

Naqueles dias, Jesus foi à montanha para orar. Passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, aos quais lhe deu o nome de apóstolos.


Para ser feliz reconheça sua pobreza, pois o Reino de Deus é dos pobres.

Evangelho de Lucas 6, 20

Jesus levantou o olhar para os seus discípulos e disse-lhes: “Felizes vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus!”



Para ser feliz, até na aflição, procure em Deus a sua consolação.

Evangelho de Mateus 5, 4

Jesus disse: “Felizes os que choram, porque serão consolados.”




Para ser feliz, não tenha medo de chorar, porque depois da lágrima a alegria voltará.

Evangelho de Lucas 6, 21b

Jesus disse: “Felizes vós que agora estais chorando, porque haveis de rir!”




Para ser feliz seja puro no coração e verá o mundo com os olhos de Deus.

Evangelho de Mateus 5, 8

Jesus disse: “Felizes os puros no coração, porque verão a Deus”.


Ame os seus inimigos e faça o bem aos que odeiam você.

Evangelho de Lucas 6, 27

Jesus disse: “Ora, a vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam.”


Fale bem de quem fala mal de você e reze por aqueles que o caluniam.

Evangelho de Lucas 6, 28

Jesus disse: “Falai bem dos que falam mal de vós e orai por aqueles que vos caluniam.”


Interrompa o círculo vicioso da violência e da vingança.

Evangelho de Lucas 6, 29

Jesus disse: “Se alguém te bater numa face, oferece também a outra. E se alguém tomar o teu manto, deixa levar também a túnica.”



Faça aos outros o que gostaria que os outros fizessem a você.

Evangelho de Lucas 6, 31

Jesus disse: “Assim como desejais que os outros vos tratem, tratai-os do mesmo modo.”


Seja sal da terra; dê sabor ao ambiente em que você vive.

Evangelho de Mateus 5, 13

Jesus disse: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal perde seu sabor, com que se salgará? Não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e pisado pelas pessoas.”


A VIDA E A FAMÍLIA PODEM SER TRANSFORMADAS NUM CÉU OU NUM INFERNO
1) No inferno quando há brigas, desrespeito, egoísmo, falsidade, mentira, ganância, roubo... quando não há humildade, renúncia, atenção, educação, amor, temor a Deus...
a) Como está sua vida e a sua família?
b) Estude na sua Bíblia estas citações:


Dt 32,21-22 – Andará até...
Sl 116 1,19 – Angustias do...
PV 5,1-7 – os seus...
Pv 9, 9-10 – Sabedoria...
Pv 27, 19-21 – O inferno...
MT 5,22 – Chamar: Tolo...
MT 10,28 – Pode fazer...
MT 16,18 – Portas do...
MT 23,15 – Feito o...
MT 23,33 – Escapareis da...
Lc 16,23-25 – No inferno...
Tg 3,6 – Posta ela...

2) A vida e a família são transformadas num céu quando existe temor a Deus, respeito, atenção, humildade, responsabilidade, verdade, amor (Jo 15, 12.17) fé, esperança, caridade (1Cor 13,13), perdão, reconciliação, obediência, conhecimento, sabedoria (Sb 6,12-17), amizade (Jo 15,15).
a) Você pode transformar sua vida e a sua família para melhor... é só você querer... procure saber...
b) O rumo da sua vida é você quem o define. c) Procure ser uma pessoa do bem. d) Faça da sua casa um ambiente de paz. e) Construa esperança na sua vida. f) Afaste-se de tudo que é negativo. g) Procure alimentar o seu corpo, a sua mente e o seu espírito corretamente. h) Você nasceu para vencer sem ter que derrotar ninguém. i) Aprenda a ouvir e a fazer só o que é bom. j) Afaste-se de tudo que é ruim...
k) Construa o céu na sua vida e na sua família.
3) Estude com atenção estas citações bíblicas:

Gn 1,1 – No princípio ...
Gn 1,17 – 18 Que vos farei...
Gn 1,8 – E chamou...
Gn 28,16-22 – É a casa de...
Ex 16,4 – que vos farei...
Ex 20,22 – Vistes que...
Ec 5,2 - Porque Deus...
Is 14,12 – Caíste do...
Is 40,22 – Estende os...
Is 51,6 – Levantai os...
Is 65,17 – Eis que eu...
Jr 23,24 – Não encho...
Jr 51,15 – Sua inteligência...
Ml 3,10 – Não vos...
MT 3,17 – Se lhe abriram...
MT 5,12 – É grande o vosso...
MT 5,18 – Até que o ...
MT 6,9 – Pai nosso...
MT 6,20 – Ajuntai para...
MT 16,1 – Mostrasse um...
MT 16,19 – Terá sido...
MT 18,18 – Que ligardes...
MT 19,21 – E terás um...
MT 24,30 – Aparecerá no...
MT 24,35 – Passará o...
Lc 3,21 – Estando o...
Lc 15,7 – Haverá maior...
Lc 16,17 – É mais fácil...
Jo 1,51 – Vereis o ...
Jo 6,31 – Deu-lhes...
At 4,12 – Abaixo do céu...
At 9,3 – Subitamente uma...
At 26,13 – Ao meio dia...
2Cor 5,1 – Casa não...
Ef 3,15 – Toda família...
Fp 3,20 – A nossa Pátria...
1Ts 4,16 – O Senhor mesmo...
2Pe 3,13 – Esperamos...
Ap 6,14 – E o céu...
Ap 12,1 – Viu-se grande...

4) Pensamentos:
a) A distância entre o sonho e a realidade chama-se disciplina. Bernardinho
b) A distância entre o sonho e a conquista chama-se atitude. Demi Lovato
c) O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia sim e no outro, também. Robert Collier
d) O dinheiro faz homens ricos; o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens. Virgilio Tory
OBS: ADQUIRA O LIVRO: DEUS, FÉ E SAÚDE – EXPLORANDO A CONEXÃO ESPIRITUALIDADE-CURA DE JEFF LEVIN. Peça catálogo gratuito à editora CULTRIX, Rua DR. Mário Vicente, 368 – Ipiranga 04270-000- São Paulo, SP. E-mail: pensamento@cultrix.com.br http//www.pensamentos-cultrix.com.br
Informações sobre o Ensino Religioso com o Pe. Adelino tel: (85) 3355-1108 e-mail: adelinomusical@hotmail.com
Site: www.adelinocompositor.com.br

0 comentários:

Postar um comentário